• Bom dia a todos, e obrigado pela presença no Lift Day 2022.
Introdução
• O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) é um programa de inovação criado em 2018 em uma parceria do Banco Central (BC) com a Fenasbac. • O programa parte do pressuposto de que para avançarmos na inovação do sistema financeiro brasileiro precisamos estabelecer um ambiente colaborativo entre o BC e o setor privado (que engloba instituições reguladas, startups e provedores de tecnologia). • Como parte da Agenda BC#, o LIFT tem foco no fomento de soluções inovadoras para preparar o sistema financeiro para um futuro tecnológico e inclusivo, funcionando como um indutor de inovação. • Dentre as iniciativas que compõem o programa LIFT, destaco: o O LIFT Lab, um ambiente onde empreendedores submetem propostas de projetos alinhados à Agenda BC#, para uma aceleração de projetos inovadores, com o apoio dos parceiros de tecnologia. o O LIFT Learning, uma parceria entre universidades, agências de fomento e empresas privadas com foco em pesquisa aplicada, envolvendo alunos de graduação e pósgraduação, para o desenvolvimento de soluções inovadoras para as empresas patrocinadoras. o Destaco também o LIFT Challenge, lançado em novembro do ano passado. ▪ Trata-se de uma edição especial do LIFT Lab, com foco na aceleração de tecnologias dentro de um tema específico. ▪ A 1ª edição do LIFT Challenge está em curso com o foco no desenvolvimento do Real Digital, a moeda digital emitida pelo BC. ▪ Essa iniciativa envolve a participação de empresas atuantes no setor financeiro interessadas na construção de produtos mínimos viáveis com base no Real Digital. ▪ O objetivo desse primeiro desafio, para o qual foram selecionados 9 projetos, será avaliar os potenciais casos de uso do Real Digital. • Também fazem parte do programa LIFT: o A revista periódica LIFT Papers, com artigos focados em inovações tecnológicas financeiras e nos resultados de cada um dos projetos desenvolvidos no LIFT; e o O LIFT Talks, que são entrevistas e webinars promovidos pela Fenasbac sobre inovações tecnológicas financeiras, reunindo profissionais do BC e do setor privado. • O evento que realizamos hoje, o LIFT Day, tem por objetivo apresentar à sociedade brasileira os resultados da última edição do LIFT Lab e promover um debate com os parceiros de tecnologia sobre temas relevantes da agenda de inovação para o setor financeiro.
O caminho já percorrido e o que se abre à frente
• Desde a sua primeira edição, o LIFT Lab já acelerou mais de 60 novos projetos para a sociedade. o Alguns desses projetos receberam investimentos do setor privado e hoje tornaram-se produtos em uso por cidadãos e empresas. • Os resultados relevantes apresentados fizeram com o que o LIFT Lab fosse reconhecido em 2019 como a melhor iniciativa de Sanbox e aceleração entre os bancos centrais de todo o mundo. • Em 2021, ocorreu a 4ª edição do LIFT Lab, que recebeu a inscrição de 43 projetos, inclusive do exterior. o Este número demonstra o interesse do setor privado em colaborar com o BC em prol de inovações que possam trazer benefícios reais ao cidadão brasileiro. • Como vocês verão, os projetos dessa edição foram focados em soluções de inclusão e de educação financeira, dentro da proposta do Open Finance. o No tema inclusão financeira, houve a proposição de novos modelos de crédito, utilizando tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial. o No âmbito da educação financeira, foram propostas soluções para aprimorar o gerenciamento das finanças pessoais. • Além disso, há projetos inovadores focados: o na concessão de crédito rural; o na compra e venda de ativos utilizando a tecnologia DLT; e o na utilização de Inteligência Artificial para construção de novos modelos de prevenção a fraudes dentro do PIX.
Fechamento
• Gostaria de fazer um agradecimento especial aos nossos parceiros que colocam à disposição dos proponentes suas tecnologias e seu conhecimento em prol do desenvolvimento de inovações para o sistema financeiro. o Agradeço as empresas: Amazon Web Service; Celer; Cielo; IBM; Microsoft; Multiledgers; Oracle; RTM; R3 Corda; e o Ao Instituto Fenasbac. • Por fim, gostaria de convidar as empresas e empreendedores a continuarem colaborando conosco na construção do sistema financeiro do futuro. o Sem esta parceria entre BC, empresas de tecnologia e setor financeiro, não seria possível entregarmos inovações de valor para a nossa sociedade.
Muito obrigado.