Banco do Brasil realiza primeira reunião de conselho consultivo de diversidade 

Diário Carioca
Banco do Brasil

Neste domingo, 9 de julho, o Banco do Brasil realizará o primeiro Conselho Consultivo de Diversidade, Equidade e Inclusão, formado por um grupo de conselheiros externos voluntários. O objetivo do encontro é debater questões relacionadas à causa LGBTQIAPN+ com representantes da sociedade, especialistas de mercado e referências no tema em questão – seja por trabalhos na academia, na política, no meio artístico ou em outros setores -, dispostos a compartilhar experiências, tendências, boas práticas, anseios, conhecimento.  

A ação integra o Programa de Diversidade, lançado pelo BB em março de 2023, juntamente com a construção de uma estrutura de governança dedicada ao tema na Empresa. O Programa contempla, além da temática LGBTQIAPN+, questões relacionadas a gênero, geração, raça/etnias, pessoas com deficiência e neurodivergentes, com a dimensão transversal geográfica-cultural em todos os grupamentos. 

Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil, ressalta que, em uma sociedade em profunda transformação, o BB busca melhorar a satisfação e a experiência de todos os seus públicos de relacionamento. “Isso vale para os nossos clientes e fornecedores, que desejam enxergar a marca Banco do Brasil como um espaço seguro de acolhimento. Vale para nossos mais de 85 mil funcionários, que formam uma empresa plural e diversa e esperam exercer livremente as suas identidades, viver e debater diferentes visões de mundo. Vale também para os nossos acionistas, que contam com a sustentabilidade dos nossos resultados. Vale para todos os brasileiros, que são beneficiados pelo retorno desses resultados à sociedade”, explica.  

A escolha das causas LGBTQIAPN+ como assunto da primeira reunião temática do Conselho Consultivo de Diversidade do BB soma-se a uma série de ações afirmativas relacionadas ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho. O BB marcou presença, por exemplo, como um dos apoiadores da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e como um dos patrocinadores da 22ª Feira Cultural da Diversidade, também na capital paulista, onde falou sobre educação e comportamento financeiro, além de lançar o cartão temático Ourocard Orgulho. 

Após o encontro inaugural com o Conselho Consultivo, estão previstas reuniões mensais sobre os mais diversos subtemas no âmbito da diversidade. Segundo Tarciana, com essa interação, que une a experiência da própria Empresa a olhares externos, o BB almeja desenvolver-se continuamente nas temáticas discutidas bem como ampliar sua contribuição para os avanços sociais em diversidade. “Esperamos cooperar para o combate às assimetrias de gênero, raça, etarismo, capacitismo, orientação sexual e identidade de gênero e para promoção de ambientes sociais inclusivos, colaborativos, dialógicos”, completa.  

Mais sobre o Programa de Diversidade  

Comitê Executivo  

Além do conselho consultivo, o Programa de Diversidade do BB conta com um Comitê Estratégico de Pessoas, Equidade e Diversidade, fórum deliberativo interno multidisciplinar, que concretiza iniciativas em prol da diversidade e de avanços quanto ao tema entre os funcionários do BB.  O Comitê integra funcionários e a alta administração para dar foco, apoiar a gestão e avançar as questões que envolvem diversidade, equidade, inclusão e pertencimento. 

Fóruns de Diversidade 

No último mês, foram realizados os primeiros Fóruns Regionais de Diversidade. Foram 38 encontros de funcionários, presencial e virtualmente, com abordagem de temas sobre gênero, gerações, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, etnias e neurodiversidade em todas as regiões do Brasil. Em fase experimental, esses encontros contribuem para que o BB identifique as melhores maneiras de integrar os funcionários com o board. Os fóruns são formados por funcionários de diversas áreas e grupos de afinidade, que analisam demandas coletadas na Empresa e debatem novas necessidades e anseios, além de definir pautas passíveis de desenvolvimento. 

Capacitação 
O Portal da Universidade Corporativa Banco do Brasil – UniBB – também conta com um espaço dedicado à diversidade, com uma série de ações educacionais que vão além da base convencional de aprendizagem. Nesse ambiente, há conteúdo para refletir, compreender e evoluir a partir de histórias que representam os dilemas enfrentados diariamente pelas pessoas dos grupos de diversidade.  

Atenção à saúde mental  

Como apoio complementar aos funcionários em seus tratamentos psicoterapêuticos, a plataforma on-line contratada pelo Banco fez uma curadoria de profissionais qualificados para atendimento especializado ao público dos grupos de diversidade.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca