O Governo Federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançou nesta segunda-feira (22/4) o programa Acredita, com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito no país e garantir mais apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas. A iniciativa foi oficializada durante evento no Palácio do Planalto.
Entre as medidas anunciadas, destaca-se a criação de um programa inspirado no Desenrola, que visa incentivar a renegociação de dívidas para MEIs e micro e pequenas empresas. Outra novidade é o ProCred 360, que estabelece condições especiais de taxas e garantias para operações destinadas a esse público-alvo.
O que você precisa saber:
- Renegociação de dívidas: Programa inspirado no Desenrola, permitindo a renegociação de dívidas para MEIs e micro e pequenas empresas.
- ProCred 360: Oferece condições especiais de taxas e garantias para operações destinadas a MEIs e microempresas com faturamento anual limitado a R$ 360 mil.
- Redução de custos: Para empresas de porte até médio, com faturamento de até R$ 300 milhões, reduz os custos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito.
Essas medidas visam atender a um público que representa a maioria das empresas em funcionamento no Brasil, responsável por grande parte dos empregos formais e do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Pé-de-Meia: Mais apoio aos jovens
Durante o lançamento do programa, o presidente Lula anunciou um aumento no número de jovens atendidos pelo Programa Pé-de-Meia. Agora, todos os jovens inscritos no Cadastro Único serão beneficiados pelo programa de incentivo financeiro-educacional para permanecerem e concluírem o Ensino Médio.
Programa baseado em quatro eixos
O Acredita é estruturado em quatro eixos principais:
- Acredita no Primeiro Passo: Programa de microcrédito para inscritos no Cadastro Único, visando famílias de baixa renda, informais, mulheres, pequenos produtores rurais e apoio ao programa Fomento Rural.
- Acredita no seu Negócio: Voltado para MEIs, micro e pequenas empresas, oferecendo iniciativas como o Desenrola Pequenos Negócios e Procred 360.
- Mercado imobiliário: Criação de um mercado secundário para crédito imobiliário, visando potencializar o setor no Brasil.
- Eco Invest Brasil: Incentivo a investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis, com foco em proteção cambial para investimentos verdes.
Essas ações buscam não apenas ampliar o acesso ao crédito, mas também estimular setores-chave da economia brasileira e promover a inclusão financeira, especialmente para grupos historicamente marginalizados, como mulheres e jovens.