Monitor do PIB-FGV vê recuo de 0,7% na atividade econômica em abril

Diário Carioca

O Monitor do PIB-FGV indicou um recuo de 0,7% na atividade econômica em abril, em relação a março, e crescimento de 0,3% no trimestre móvel terminado em abril, frente ao concluído em janeiro. Os resultados ocorrem na análise da série sem os efeitos sazonais.

Já na comparação interanual, a economia avançou 12, 3% em abril e 5,3% no trimestre móvel completado no mesmo mês. Em termos monetários, a estimativa é que o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) atingiu, não acumulado do ano até abril de 2021, em valores correntes, R $ 2,7 trilhões. Os dados foram divulgados hoje (12, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre / FGV ).

Para o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera, o alto crescimento da economia em abril em relação ao mesmo mês de 2020 deve-se à comparação com uma base deprimida, uma vez que, em abril do ano passado, a economia atingiu a maior queda na série histórica criada em 2000.

“Isso fica evidente quando a evolução do PIB contra os meses imediatamente anteriores, onde a atividade econômica não tem apresentado desempenho tão robusto. Esses resultados mostram que ainda é cedo para afirmar que a economia está crescendo de forma sustentável. Para que isso ocorra é necessário que um percentual maior da população disponível vacinado ”, Observou.

Sazonalidade Neste relatório do Monitor do PIB -FGV, o Ibre fez ainda um exercício adicional utilizando uma série com ajuste sazonal [típico de determinada estação ou época], porque uma pandemia influenciou os fatores sazonais de 2020, que podem não estar relacionado à sazonalidade.

Segundo o relatório, alguns institutos de estatísticas internacionais têm feito análises feitas a impactos e, por isso, além do ajuste sazonal habitual referente ao período de janeiro 2000 a abril de 2021, foi realizado, adicionalmente, o ajuste sazonal para 2020 e 2021 “considerando os fatores sazonais referentes a 2019 e o fator calendário corrente ”.

Conforme os resultados, caso os fatores sazonais da série do PIB utilizados sejam aqueles do período de 2000 até 2019, uma taxa de variação em abril de 2021 seria de -1,5%, menor que a de -0,7% observada consi derando todo o período de 2000 até abril de 2021.

“Esses resultados obtidos que as taxas ajustadas sazonalmente devem ser analisadas com cautela, pois a pandemia pode ter influenciado os fatores sazonais não apenas por razões devido como também estatísticas”, recomendou o relatório da FGV.

Famílias O consumo das famílias avançou 4% entre fevereiro e abril, na comparação com o mesmo período do ano passado. Houve crescimento em todos os componentes do consumo. Os destaques foram o crescimento significativo dos produtos duráveis ​​(24, 1%) e semiduráveis ​​(24, 2%). “É importante destacar que o consumo de serviços cresceu pela primeira vez desde janeiro de 2020”, comentou o Ibre.

Capital A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), investimentos das empresas realizados em determinado tempo, que permite o aumento da capacidade produtiva da economia, crescer 16, 3% no trimestre móvel terminado em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. “Mais uma vez, pelo quarto mês consecutivo, todos os componentes da FBCF geração crescimento, sendo o principal destaque o componente de máquinas e equipamentos”, indicado.

Exportação As exportações também aumentaram no trimestre móvel concluído em abril. A alta ficou em 9,5%, em comparação ao mesmo período de 2020. O resultado, segundo a avaliação do Ibre, deve-se ao crescimento de todos os segmentos exportados, com exceção dos produtos da extrativa mineral.

Importação A importação também registrou crescimento elevado de 20, 7% não trimestre móvel findo em abril, em comparação ao mesmo período do ano passado. O desempenho foi influenciado principalmente pelo crescimento de bens intermediários.

“A importação dos serviços, embora tenha sido a única queda da importação nesse trimestre (-0,9%), já sinaliza melhora em comparação com os fortes quedas selecionados nos trimestres anteriores ”, finalizou o Ibre.

Ouça na Radioagência Nacional

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca