Os preços médios cobrados em contratos de alugueis residenciais subiram 0,13%, na passagem de abril para maio de 2018. De acordo com o Índice FipeZap de Locação – que acompanha as variações nos valores dos imóveis , nos 15 locais analisados, o preço médio do aluguel subiu 1,9% entre janeiro e maio deste ano. O levantamento foi divulgado nesta sexta-fera (15).
Apesar da alta em maio, o indicador ficou abaixo da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, de 0,40%. No entanto, quando a perspectiva é feita com base nos cinco primeiros meses de 2018, o resultado supera a inflação no período, que foi de 1,33%.
Já em relação aos 12 meses terminados em maio, os preços cobrados por aluguel tiveram queda real de 2,19%. A explicação é que, enquanto o valor médio subiu 0,6%, a inflação foi de 2,85% no período.
Vale lembrar que os dados da pesquisa são válidos apenas para novos contratos de locação de imóveis residenciais. Ou seja, contratos já existentes não são contemplados com as variações apresentadas no levantamento. Para esses casos, a correção normalmente é feita com base no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).
Reportagem, Marquezan Araújo