Preço do Ouro atinge máximo histórico – É tempo de comprar, vender ou manter?

Diário Carioca
Foto: Pixabay

As moedas digitais podem ser a grande tendência do mercado financeiro da atualidade, mas há um velho conhecido que acaba de bater todos os recordes, atingindo um máximo histórico.

O ouro, a matéria preciosa que todo o mundo conhece, atingiu o valor de 2.250 dólares por onça, o que representa um aumento de 38 por cento em relação ao valor mais alto de 2022.

São valores impressionantes, até mesmo para quem costuma acompanhar o mercado financeiro. E isso tem feito com que muitos investidores esfreguem as mãos de contente. Se nos tempos recentes novos instrumentos financeiros, como as já citadas moedas digitais ou o forex, têm permitido movimentar muito dinheiro, o ouro sempre esteve aí. E agora é mais relevante do que nunca.

Por isso, muitas pessoas perguntam se esta é uma boa altura para investir em ouro. A resposta a essa dúvida é simples: o ouro nunca deixou de ser um bom investimento. Se bem que é mais para uma estratégia de média a longo prazo. No entanto, é um instrumento financeiro bem diferente dos restantes, de acordo com a opinião dos vários especialistas no sector. Numa altura em que o Gold prices atingiu o seu máximo histórico, vamos explicar-lhe tudo nas linhas seguintes.

PORQUE O PREÇO DO OUTRO CONTINUA A SUBIR?

Antes de mais, é importante perceber porque é que o valor do ouro continua a subir. Se bem que, na verdade, não há uma única razão que explique esse fenômeno. Historicamente, esta é uma matéria preciosa que costuma valorizar em períodos de inflação, como o que estamos atravessando de momento. Isso deve-se ao facto de ser um material que não desvaloriza, ao contrário do dinheiro e, claro, das moedas digitais que não têm existência física.

Além disso, numa altura de inflação e fragilidade económica, o ouro representa um investimento de baixo risco, já que este é um mercado mais equilibrado do que a bolsa, por exemplo. Daí termos referido que representa um investimento a médio e longo prazo. E os mercados, como gostam disso, tendem a valorizar o preço dessa matéria preciosa.

O QUE TER EM CONTA ANTES DE INVESTIR EM OURO

Se está a ponderar investir em ouro, pode sempre optar por adquirir um ETF que acompanhe o preço dessa matéria preciosa. Com isso, ficará a par constantemente do seu valor, ao mesmo tempo que equilibra o seu portfólio. Existem assim diferentes formas de investir em ouro e esta é apenas uma de muitas.

Convém também ter a noção de que o valor do ouro é significativamente influenciado pela política e pela economia mundial. Ou seja, tensões geo-políticas, disputas no mercado econômico internacional ou restrições econômicas podem impactar de forma considerável o valor dos materiais preciosos. Por exemplo, a incerteza ou a instabilidade política podem levar os investidores a adotarem uma postura conservadora no que diz respeito aos seus investimentos, levando rapidamente a que o valor do ouro se altere no mercado internacional.

Outra coisa muito importante a ter em conta antes de investir em ouro é ter também noção de todas as taxas envolvidas na compra e venda dessa matéria preciosa. Além disso, diferentes tipos de investimento comportam diferentes tipos de custos e alguns podem ser bem consideráveis. Por isso, na altura de fazer os seus cálculos, é fundamental considerar estes valores, já que vão ter um impacto decisivo no seu orçamento final. Procure diferentes corretoras e tenha em consideração as suas reais necessidades e objectivos. Acima de tudo, não gaste acima das suas possibilidades.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca