Gil do Vigor, economista e comunicador, também é reconhecido pelo comprometimento com a democratização do ensino. O pernambucano sempre reforçou que a sua história de superação aconteceu pelas oportunidades proporcionadas pela educação, e foi pensando nisso aliado ao forte desejo de retribuir o que recebeu à sociedade, Gil se dedicou aos projetos educacionais buscando proporcionar mais uma forma de aprendizado.
Um dos principais projetos foi o canal “Matemática do Vigor” é um espaço em que o economista dá aulas da matéria no YouTube. Posteriormente, ele deu início ao “Aulão do Vigor”, um intensivão de seis horas com transmissão ao vivo em seu canal para preparação do Exame Nacional do Ensino Médio que aconteceu no Centro de Convenções de Recife como uma forma de ajudar os estudantes na preparação para a prova que acontece domingo.
“A prova de matemática vai testar os conhecimentos básicos, mas de uma forma que vai tentar assustar, a primeira coisa, é que os textos estão ali para ajudar a entender, todas as informações que o estudante precisa vão estar no texto ou nos gráficos, não precisa se assustar, sempre vão ter algumas alternativas que podem ser eliminadas de cara, tente buscar a certa e analise a prova como se estivesse com uma questão do dia a dia, tentando lembrar referências das questões que já desenvolveu e que são parecidas”, comentou.
O projeto contou com professores especializados em todas as áreas abordadas pelo ENEM, proporcionando aos estudantes da rede pública de Pernambuco a oportunidade de acompanhar, de forma presencial, as revisões de todas as matérias presentes na prova.
O comunicador reforça que o ENEM, por mais importante que seja, o estudante não precisa depender dele. Quanto à prova de matemática ele diz que não é difícil, ela tem muitas questões de interpretação, sem muitos cálculos, mas vai assustar, pois quer gerar uma certa desconfiança no vestibulando, para que ele pense não ter conhecimento sobre aquilo.
“Coloca na sua mente que você sabe e consegue, é uma questão de o quanto você confia no que estudou, no que sabe. Tenha muita consciência, respire antes da prova, come um chocolate e não pense nos outros, pense em você, foca em você, no tempo e lembre de marcar todas as alternativas, mesmo que tenha alguma questão que não saiba responder”, afirmou.