Matrícula Fácil 2024: Inscrições para ensino integral abrem nesta segunda-feira

Diário Carioca
Secretaria de Educação abre mais de 80 mil vagas em mais de 400 unidades de ensino integral em todo o estado. (Divulgação Seeduc)

As inscrições para a primeira fase da Matrícula Fácil 2024, que oferece vagas para o ensino integral na rede estadual do Rio de Janeiro, abrem nesta segunda-feira (27).

São mais de 80 mil vagas em mais de 400 unidades, incluindo escolas interculturais, cívico-militares, E-Tecs e unidades com cursos profissionalizantes.

O que você precisa saber:

  • Inscrições abrem nesta segunda-feira (27) e vão até o dia 14 de dezembro;
  • São mais de 80 mil vagas em mais de 400 unidades;
  • As vagas são para ensino integral em escolas interculturais, cívico-militares, E-Tecs e unidades com cursos profissionalizantes;
  • As inscrições são feitas pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br);
  • O resultado da alocação será divulgado no dia 29 de dezembro;
  • A confirmação da matrícula deve ser feita na escola, no período de 16 a 19 de janeiro de 2024.

As inscrições para a primeira fase da Matrícula Fácil 2024 estarão abertas a partir das 8h do dia 27 de novembro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Os interessados deverão acessar o site e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher entre três e oito opções de escola/turno. Os estudantes serão alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, na seguinte ordem:

  • preferência à pessoa com deficiência;
  • preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos;
  • permanência na Rede Pública de Ensino;
  • proximidade da residência;
  • em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

O resultado da alocação será divulgado no dia 29 de dezembro. O responsável – ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 16 a 19 de janeiro de 2024 e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula, na escola onde o candidato for alocado.

A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro oferece ensino integral em diversas modalidades, como escolas interculturais, cívico-militares, E-Tecs e unidades com cursos profissionalizantes. As escolas interculturais possuem parcerias com consulados, embaixadas e órgãos de representação governamental de 18 países e atendem mais de 6.700 alunos. São 27 unidades, em 12 municípios, oferecendo o aprendizado do idioma, da cultura, da culinária e do estilo de vida de cada país representado.

As unidades cívico-militares contam com 16 unidades vocacionadas ao ensino cívico-militar, sendo 10 em parceria com a Polícia Militar e 6 com o Corpo de Bombeiros. Juntas, essas escolas atendem mais de 2.700 alunos em 15 municípios.

As E-Tecs são escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades que contam com tela interativa nas salas de aula, chromebooks (computadores portáteis), internet de alta qualidade, área destinada à produção audiovisual, aulas de robótica e salas makers, que são espaços de criação.

O Curso Normal é voltado para o público que quer entrar na área do magistério. São várias as unidades que oferecem esse curso em todo o estado.

As unidades com cursos profissionalizantes possuem parcerias com empresas ou outras entidades, a fim de ofertar cursos profissionalizantes e técnicos.

O ensino integral na rede estadual do Rio de Janeiro oferece uma série de benefícios aos estudantes, como:

  • mais tempo para estudar;
  • aulas práticas e vivências extracurriculares;
  • formação mais completa e abrangente;
  • maior chance de aprovação em concursos públicos e vestibulares;
  • certificação profissional.

O governador Cláudio Castro destacou a importância do ensino integral para a formação dos jovens.

“O ensino integral transforma vidas. É uma oportunidade de dar aos nossos jovens uma formação mais completa e abrangente, com mais tempo para estudar e desenvolver habilidades que serão essenciais para o futuro”, afirmou Castro.

SERVIÇO:

– De 27/11/2023 (a partir das 8h) a 14/12/2023: A 1ª Fase da Matrícula Fácil 2024, inscrições online em www.matriculafacil.rj.gov.br

– Dia 29/12/2023: Resultado da alocação da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2024

– Relação nominal (Respeitando a LGPD) – www.seeduc.rj.gov.br

– Consulta individual – www.matriculafacil.rj.gov.br

– De 16/01/2024 a 19/01/2024: Confirmação da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2024, na unidade escolar.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca