No dia 20 de outubro, a partir das 14h, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe o evento “100 anos de Darcy: a utopia é aqui”, no Auditório 11 do campus Maracanã. O seminário, que faz parte das comemorações do Ano Darcy Ribeiro na Uerj, vai contar com duas mesas, uma no Rio outra em São Paulo, debatendo os temas “Brasil de Darcy Ribeiro” e “A política, a diversidade étnica e o preconceito”, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Uerj e do IREETV no You Tube.
Entre os participantes, o cineasta Zelito Vianna, a socióloga Helena Bomeny, o escritor Eric Nepomuceno, o filósofo Silvio Almeida e o jornalista Florestan Fernandes.
“Esse evento tem como objetivo celebrar o centenário do antropólogo, sociólogo e educador Darcy Ribeiro, um dos maiores intelectuais da América Latina. Um brasileiro que passou a vida lutando pela liberdade do conhecimento”, afirmou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves, responsável pela realização do evento na Uerj.
O encontro é organizado pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (
IREE) em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro, com o apoio da Uerj e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Serviço:
“100 anos de Darcy Ribeiro: a utopia é aqui”
Data – 20 de outubro
Local – Uerj e Fespsp.
Horário – Das 14h às 18h30
Mesa 1 – Brasil de Darcy Ribeiro
Local – Auditório 11, campus Maracanã da Uerj.
Horário – 14h às 16h
Palestrantes – Zelito Viana e Helena Domeny
Mediador – Eric Nepomuceno
Mesa 2 – A política, a diversidade étnica e o preconceito
Local – Auditório da Fespsp, São Paulo
Horário – 16h30 às 18h30
Palestrantes – Silvio Almeida e Betty Mindlin
Mediador- Florestan Fernandes