A Uerj fechou parceria com a Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável (SEIJES), na tarde dessa segunda-feira (21), na Capela Ecumênica, campus Maracanã, para a implantação do Projeto Qualidade. O convênio, que será desenvolvido pelo Núcleo do Envelhecimento Humano, nova denominação da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATi) tem o objetivo de criar estratégias de capacitação e qualificação profissional do corpo técnico envolvido com as políticas públicas fluminenses voltadas à pessoa idosa.
Serão oferecidas 1,5 mil vagas em cursos de Introdução em Gerontologia, Treinamento em Gerontologia e Atualização no cuidado com a pessoa idosa. Como público-alvo, gestores e técnicos das 92 cidades do Rio de Janeiro, bem como profissionais de saúde da rede pública estadual e municipal.
Na cerimônia, estiveram presentes o reitor, Mario Carneiro, o secretário estadual de Juventude e Envelhecimento, Alexandre Isquierdo, a superintendente estadual de Envelhecimento, Lícia Mattesco, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia
Gonçalves, o diretor da UnATI, professor Renato Veras, o superintendente geral de Projetos Especiais, Carlos Eduardo Guerra, a coordenadora de projetos de extensão na UnATI, Sandra Rabello, entre outros.
“É grande a satisfação de estar presente nesse momento que envolve mais um projeto da Uerj com o governo do Estado. O dever da nossa universidade é devolver à sociedade tudo o que vem produzindo. Esse projeto é de grande relevância, fala do idoso, e, será desenvolvido pela nossa UnATI, que vem trabalhando nesse segmento há 30 anos”, afirmou o reitor Mario Carneiro.