Preparar um bom currículo é um dos primeiros passos na busca por um novo emprego ou uma mudança de carreira. Mas isso você já deve saber.
No entanto, se você sente que está dedicando um tempo para reunir suas experiências e habilidades no seu CV, mas não está tendo bons resultados, é possível que você esteja cometendo alguns erros bastante comuns na criação do seu currículo.
Isso porque nem sempre selecionar o melhor modelo de currículo ou receber uma boa indicação é o suficiente. Você precisa entregar um currículo que seja interessante de ler, que combine com a vaga e que seja livre de erros fatais que podem acabar com a sua reputação antes mesmo da entrevista.
Quer saber quais são os 4 principais erros que você deveria evitar no seu currículo? Confira abaixo.
Veja os 4 erros que você deveria evitar no seu currículo
1. Não ter um objetivo claro e bem definido
Qual é o seu principal objetivo profissional? Qual vaga você quer preencher? Qual área você domina com maestria?
Se o seu currículo não apresenta essas respostas de forma clara e rápida, está na hora de rever seus objetivos profissionais.
Lembre-se de que os recrutadores muitas vezes recebem centenas de currículos para uma única vaga. Dessa forma, seu currículo deve deixar claro que você é a pessoa certa que o recrutador está procurando, sem deixar margens para dúvidas.
2. Não informar seus dados para contato
Outro erro fatal ao preparar um currículo é esquecer de mencionar seus dados de contato.
Nós sabemos que hoje em dia é fácil encontrar as pessoas online e nas redes sociais, mas você não quer deixar esse trabalho para o recrutador, certo?
Por isso, não se esqueça de adicionar o seu melhor e-mail e um número de telefone.
Outra dica é escrever o seu nome e sobrenome no currículo de forma semelhante às suas redes sociais como o LinkedIn, por exemplo. Isso também permitirá que os recrutadores acessem seu perfil em outros canais para saber mais sobre você.
3. Não revisar o texto e a formatação
Além de ler o seu próprio texto quantas vezes forem necessárias, avaliando possíveis erros de digitação e gramática, peça a um amigo que seja bom em língua portuguesa para fazer uma revisão crítica do seu CV.
Por mais que erros de digitação sejam comuns, não corrigi-los mostra um descuido da sua parte aos recrutadores e pode colocar tudo a perder.
4. Adicionar detalhes desnecessários
Você realmente precisa adicionar um curso que fez há mais de 10 anos e que não contribui para a sua carreira atual?
Na hora de preparar um CV, nem sempre adicionar mais informações significa um melhor resultado.
Em vez de detalhar cursos e experiências que não são relevantes para o momento atual, prefira concentrar suas habilidades e resultados mais marcantes de acordo com a vaga que você irá aplicar.
O ideal é que seu currículo inclua todas as informações necessárias para mostrar que você está preparado para a vaga, mas de forma concisa o suficiente para que o recrutador leia em poucos minutos sem se cansar.