Brasil tropeça diante da China na estreia da Liga das Nações Feminina

Diário Carioca

A seleção brasileira feminina de vôlei foi superada pela China por 3 sets a 2 na estreia da Liga das Nações, em Nagoya (Japão), nesta quarta-feira (31), em um jogo equilibrado, decidido no tie-break, com parciais de (25/23, 23/25, 25/20, 20/25 e 15/12).  As brasileiras voltam à quadra às 6h (horário de Brasília desta quinta (1º de junho), contra as holandesas. O país busca um título inédito na Liga das Nações, após três vice-campeonatos seguidos. Além disso, os jogos da Liga das Nações, pontuam para o ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês), um dos parâmetros para a busca de vagas à Olimpíada de Paris 2024. 

Em um jogo muito disputado, a seleção feminina foi superada no tie-break pela China em seu primeiro jogo na Liga das Nações.

A maior pontuadora do Brasil foi Kisy, com 21 pontos.

O próximo desafio já é nesta quinta-feira, contra a Holanda, às 6h (de Brasília). 🇧🇷 pic.twitter.com/zWZtLrWBAl

— CBV (@volei) May 31, 2023 “Temos que usar essa partida como aprendizado e entender em quais pontos precisamos evoluir. Nos momentos decisivos do jogo, não podemos cometer erros. Gostei do comportamento e da atitude do time. Apesar da derrota, estou saindo dessa partida feliz com o que o nosso time apresentou contra a China”, avaliou o técnico José Roberto Guimarães, em depoimento à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

O time brasileiro contou hoje em quadra Macris, Kisy, Ana Cristina, Julia Bergmann, Diana e Carol. Líbero – Natinha. Entraram – Naiane, Lorrayna, Tainara e Maiara Basso. A maior pontuadora do lado brasileiro foi a oposta Kisy, que totalizou 21 pontos seguida da ponteira Ana Cristina e a central Diana – ambas com 17. Do lado chinês, a atacante Li totalizou 25 pontos.

Formato da competição O torneio reúne 16 nações mais bem ranqueadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês). A primeira fase é classificatória – de 30 de maio a 2 de julho -, na qual cada seleção joga 12 partidas, em quatro semanas, em locais diferentes. As oito mais bem colocadas avançam à fase eliminatória (quartas de final). Detalhe: os Estados Unidos já têm vaga garantida nas quartas, por serem os anfitriões da fase final (de 12 a 16 de julho).

Programação 1ª semana – Nagoya (Japão)

01/06 –  6h – Brasil x Holanda 
03/06 –  0h40 – Brasil x República Dominicana 
04/06 – 0h40 Brasil x Croácia  

2ª semana – Brasília (Brasil)

14 de junho – 21h – Brasil x República da Coreia

15 de junho – 21h – Brasil x Sérvia 

17 de junho – 14h – Brasil x Alemanha 

18 de junho – 10h – Brasil x Estados Unidos 

3ª semana – Tailândia

28 de junho – 10h30 – Brasil x Itália

29 de junho – 07h: – Brasil x Canadá

30 de junho – 10h30 – Brasil x Turquia  

2 de julho – 10h30 – Tailândia x Brasil 

Fase final – Estados Unidos

12 a 16 de julho

* Texto atualizado às 16h27 para acréscimo de informações a respeito da classificação olímpica. Os Jogos de Paris reunirão 12 seleções. A classificação se dará da seguinte forma: seis vagas serão distribuídas no Pré-Olimpico (em setembro e outubro de 2023), cinco serão pela classificação no ranking da FIVB e uma está reservada à França por ser o país-sede.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca