O período ausente era longo, a ansiedade era grande, mas o Gracie Pro 2018 promoveu o reencontro entre jiu-jitsu e um dos seus maiores templos, o Maracanãzinho, neste final de semana. Mais de 6 mil pessoas prestigiaram os dois dias do grande festival da arte suave, que contou com disputas em todas as idades, categorias e faixas. Entre os 2 mil participantes que pisaram no tatame, Fernando Tererê brilhou neste domingo, dia 30, e comandou a festa da arquibancada.
Gilbert Durinho levou a melhor na principal luta do Gracie Pro 2018, enquanto Tayane Porfirio e Gustavinho Saraiva conquistaram triunfos com consistentes apresentações no card de superlutas. O show entre os integrantes das disputas na faixa preta ficou por conta de Ericka Almeida e Rudson Mateus, novos campeões na categoria absoluto do evento.
O público que compareceu ao Maracanãzinho aproveitou bem mais que um evento de jiu-jitsu. O Sesc RJ proporcionou experiências de saúde e bem-estar aos presentes, além de diversão com jogos eletrônicos e analógicos, e atividades educativas para crianças.
Jovens especiais também guardarão na memória momentos inesquecíveis no Gracie Pro 2018. Atletas do projeto Superação, de Teresópolis, eles se apresentaram com José Aldo e BJ Penn, ex-campeões do UFC, e com os atores praticantes de jiu-jitsu Malvino Salvador e Raul Gazolla.
‘Festa na favela’
A comunidade do Cantagalo lotou a arquibancada e deixou o ginásio em clima de Maracanã. Com batuques e cânticos de incentivo, a torcida impulsionou Fernando Tererê à vitória em seu retorno ao tatame. Após início estudado nas ações, o bicampeão mundial conquistou dois pontos com uma bela queda e administrou a vantagem até o fim, para delírio dos fãs.
No duelo que reuniu dois representantes brasileiros no UFC, Gilbert Durinho bateu Serginho Moraes no detalhe. O equilíbrio marcou o combate, e o niteroiense teve o braço erguido após vitória no placar por 2 a 0.
Domínio nas superlutas
Tayane Porfirio e Gustavinho Saraiva tiveram uma tarde irretocável. A atual bicampeã mundial peso e absoluto não deu chances para a norte-americana Jessica Swanson ao finalizar com um armlock, enquanto o primeiro campeão absoluto do Gracie Pro ajustou um mata-leão para encerrar o combate contra Nandão Fernandes.
A competição entre os faixas-pretas teve destaque para as conquistas de Ericka Almeida e Rudson Mateus. Ex-integrante do UFC, Ericka se recuperou do revés na decisão da disputa na categoria meio-pesado e finalizou Sabatha Lais com um belo ataque de leglock na final do absoluto feminino. Rudson abriu mão da final da categoria superpesado, mas sagrou-se campeão absoluto superando Guilherme Cordiviola.
Magno Mota usou todo seu talento para ajustar o armlock sobre Fernando Soares e ser campeão na categoria peso-pluma, enquanto Rafael Braga atacou a perna de Victor Oliveira para vencer a divisão superpesado. Com direito a emoção até os últimos momentos, Kennedy Guilherme raspou Douglas Rufino para ficar em vantagem no placar e faturar a categoria peso-pena.
Gracie Pro 2018 – Campeões
Faixa-Preta
Todos os resultados estarão disponíveis em breve no site graciepro.com.br.
Feminino
Pena: Amanda Raissa
Meio-pesado: Sabatha Lais
Pesado: Bruna Valois
Absoluto: Ericka Almeida
Masculino
Pluma: Magno Mota
Pena: Kennedy Guilherme
Leve: Lucas de Araújo Gomes
Médio: Bruno Tosto
Meio-pesado: Lucas Mazzega
Pesado: Matheus Spirandeli Souza
Superpesado: Rafael Braga
Pesadíssimo: Antônio Assef
Absoluto: Rudson Mateus
Superlutas
Gilbert Durinho venceu Serginho Moraes por pontos (2 a 0)
Fernando Tererê venceu Raphael Abi Rihan por pontos (2 a 0)
Tayane Porfirio finalizou Jessica Swanson com um armlock
Gustavinho Saraiva finalizou Nandão Fernandes com um mata-leão