As ações adotadas no último jogo, implementadas para combater à prática de compra de ingressos de meia-entrada sem a devida comprovação ao benefício, segundo regulamenta a Lei da Meia-entrada, surtiu efeito positivo e conseguiu eliminar consideravelmente as vendas e os acessos irregulares desta modalidade, dificultando principalmente a atuação de cambistas. Além disso, ao transferir para as bilheterias externas da Arena a troca dos vouchers e a conferência dos documentos que comprovam o benefício para as categorias de Estudante, ID Jovem e Doadores, a ação contribuiu para reduzir as filas de acessos às catracas da Arena, permitindo um melhor fluxo dos demais torcedores ao interior do estádio.
De acordo com o Presidente da Arena do Grêmio, Mauro Araújo, esta prática da compra de meia-entrada por pessoas sem o devido direito tem crescido em vários outros estádios do país. Todos estão tentando combater de alguma forma este tipo de ação nociva à sociedade. Além de restringir o número de ingressos disponíveis para as pessoas que realmente têm o direito garantido por lei à meia-entrada, também alimenta o mercado ilícito do cambismo, e por fim, ainda prejudica os clubes, pois a prática canibaliza os programas de sócios torcedores, que proporcionam a seus associados descontos na compra de ingressos aos estádios.
“Sabemos que ações que alteram rotinas dos torcedores, ainda que por uma boa causa, podem causar alguns transtornos colaterais, que afetam alguns torcedores que não deveriam ser afetados. Embora a ação já tenha surtido efeitos, entendemos que temos pontos a melhorar na operação e é nisso que vamos focar”, afirma o presidente da Arena do Grêmio. O presidente ainda revelou que houve aproximadamente 800 cancelamentos de ingressos meia-entrada de forma prévia, após o comprador ter percebido que haveria uma alteração no protocolo de comprovação do benefício para àquelas categorias.
A ação adotada da troca do voucher reduziu em 30 % as irregularidades constatadas nos jogos anteriores de ingressos meia-entrada durante o último jogo. Houve uma redução significativa da atuação dos cambistas, o que é uma vitória para todos os gremistas. Outro ponto positivo foi que as cotas dos ingressos, limitados pela Lei para atender aos beneficiários do programa, foram efetivamente destinados àqueles que realmente possuem comprovadamente o benefício à meia-entrada, contribuindo para que seja atendido o real propósito do programa estabelecido na Lei.
Confira abaixo as ações que serão implementadas pela Arena, já para o jogo Grêmio x América-MG, na próxima quinta-feira, às 19h.
1. Novas funcionalidades no sistema de vendas de ingressos através do site da Arena:
– Inclusão do campo para preencher o portador de ingressos. A partir de agora, o sistema de vendas permitirá o preenchimento do nome do portador do ingresso, eliminando a necessidade de compra em logins separados para diferentes torcedores.
– Compra de dois ingressos por CPF para as modalidades idosos e menores entre 3 e 15 anos. Medida que visa facilitar a ida das famílias à Arena, na hora de comprar o ingresso no site, em um mesmo login será possibilitado a aquisição de dois ingressos para as modalidades de idosos e menores entre 3 a 15 anos, mediante a comprovação do direito a meia-entrada e com o preenchimento do campo de portador para cada um dos ingressos.
2. Troca de vouchers:
– Orientadores estarão disponíveis nas bilheterias para auxiliar o acesso dos torcedores aos guichês e verificar antecipadamente a documentação necessária, agilizando o processo de troca do voucher.
– Distribuição de materiais informativos detalhando os requisitos e procedimentos para a obtenção da documentação necessária para validar o voucher de meia-entrada. Essa medida visa fornecer orientações claras aos torcedores e facilitar a aquisição e validação dos ingressos, reforçando o compromisso contínuo de proporcionar um acesso rápido e eficiente aos torcedores.
3. Acessos
– Excepcionalmente, para esta partida em virtude do horário das 19:00, será disponibilizada para acesso ao torcedor uma rampa adicional, localizada ao lado da Rampa Leste, que normalmente é utilizada exclusivamente para acesso dos staffs que operam nos jogos, a fim de garantir maior fluidez e comodidade aos torcedores.
4. Sócio-torcedor Infantil
Os ingressos foram reduzidos. Passam a ser cobrados R$5,00.
5. Idosos e menores de 3 a 15 anos não precisam realizar a troca de vouchers, podendo emitir o ingresso no momento da compra, que deverá ser apresentado nas catracas com seu documento de identificação.