Barcelona, 6 nov (EFE).- O Barcelona anunciou neste sábado (noite de sexta-feira pelo fuso de Brasília) a contratação de Xavi Hernández como novo técnico da equipe para o restante da temporada e para outras duas.
Ídolo do time catalão como jogador, ele assume o novo desafio no lugar do holandês Ronald Koeman, que foi demitido em 27 de outubro após a derrota por 1 a 0 para o Rayo Vallecano pelo Campeonato Espanhol.
Nascido em Terrassa, município da província de Barcelona, Xavi, de 41 anos, retorna assim ao clube que defendeu pela última vez, dentro de campo, há seis anos e meio. Nos últimos cinco anos, ele esteve no Al Sadd, do Catar – primeiro como jogador, e desde 2018 como treinador.
“O FC Barcelona chegou a um acordo com Xavi Hernández para que ele se torne o técnico da equipe principal para o restante desta temporada e mais duas. Formado nas categorias de base do Barça, Xavi se desvinculou do Al Sadd do Catar após conversas realizadas nos últimos dias entre o treinador, o Barça e o clube asiático”, diz o comunicado no qual o Barcelona anunciou a contratação.
A intenção do clube catalão é que Xavi chegue a Barcelona neste fim de semana e seja apresentado na próxima segunda-feira em um evento aberto ao público no estádio Camp Nou.
Xavi retorna àquela que foi sua casa por 24 anos. Com 767 partidas oficiais com a camisa azul e grená, somente Lionel Messi defendeu o Barcelona em mais ocasiões (778). O ex-meia conquistou 25 títulos durante seus 17 anos como jogador da equipe principal, entre 1998 e 2015: oito do Campeonato Espanhol, quatro da Liga dos Campeões, três da Copa do Rei, dois do Mundial de Clubes, dois da Supercopa Europeia e seis da Supercopa da Espanha.
“Agora ele volta ao time de seu coração, desta vez não como jogador, mas como técnico, onde treinará alguns dos jogadores com os quais dividiu vestiário durante seu tempo como jogador de futebol, como os quatro capitães Sergio Busquets, Gerard Piqué, Sergi Roberto e Jordi Alba, assim como Ter Stegen”, disse o Barcelona em seu site oficial. EFE