Flamengo e Coritiba iniciam suas jornadas no Campeonato Brasileiro de 2023 neste domingo (16), no Maracanã. O duelo colocará frente a frente duas equipes que buscam deixar para trás um início de ano abaixo das expectativas. Com início às 16h (horário de Brasília), a partida terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Maurício Costa e plantão de notícias com Bruno Mendes.
— Flamengo (@Flamengo) 16 de abril de 2023 No Flamengo, é grande o descontentamento com o início da temporada. O clube é um dos três (junto com Cruzeiro e Goiás) a trocar o comando técnico antes mesmo do começo da competição nacional. O técnico português Vitor Pereira – que fracassou em tentar conquistar quatro títulos no início do ano – não resistiu à derrota para o Fluminense na final do Campeonato Carioca e foi derrotado pelo Flamengo na última terça (11). Três dias depois, o Rubro-Negro anunciou a chegada do argentino Jorge Sampaoli para assumir o cargo.
No entanto, entre os dois acontecimentos, o time carioca sofreu outro revés surpreendente. Atual campeão da Copa do Brasil, o Rubro-Negro foi derrotado fora de casa, por 2 a 0, pelo Maringá-PR – clube da Série D do Brasileiro – no jogo de ida da terceira fase do torneio.
Assim como no confronto contra o Maringá, o Flamengo volta a ser comandado neste domingo (16) pelo interno Mário Jorge, técnico da equipe sub-20. Ele terá de contornar cinco desfalques para escalar o tempo: Vidal, Arrascaeta, Matheuzinho e Erick Pulgar estão lesionados, enquanto Filipe Luís se queixou de dores na panturrilha.
— Coritiba (@Coritiba) 16 de abril de 2023 Do outro lado, o Coritiba ainda busca engrenar na temporada. No campeonato estadual, a eliminada precocemente para o Cascavel, ainda nas quartas de final, passou longe de deixar a torcida.
Na Copa do Brasil, a equipe paranaense ficou no empate (3 a 3) com o Sport, em casa, na última quarta (12) e terá que decidir em Recife a vaga para as oitavas de final. O destaque ficou por conta do atacante Alef Manga, artilheiro do Coxa na temporada, que marcou os três gols do tempo na partida.
O técnico português António Oliveira ainda tem muitas dúvidas para a formação do tempo para a estreia. Uma certeza é que o zagueiro Henrique não estará em campo, pois ainda se recupera de uma lesão muscular.