O presidente suspenso da RFEF , Luis Rubiales , anunciou a sua demissão . Fê-lo numa entrevista ao jornalista Piers Morgan, da rede britânica Sky News, e posteriormente confirmou-o num comunicado. Ele também renunciou aos seus cargos na UEFA.
“Hoje, pelas 21h30, transmiti ao Presidente em exercício, Sr. Pedro Rocha, a minha demissão do cargo de Presidente da RFEF . Informei-o também que fiz o mesmo com o meu cargo na UEFA para que o meu cargo na vice-presidência pode ser substituído”, aponta em sua conta na rede X, antigo Twitter.
O beijo na final do Mundial Feminino com Jenni Hermoso foi o estopim, embora a de Motril (Jaén) continue defendendo sua “verdade”, apesar de ter sido denunciada pelo jogador de futebol e de ter aberto denúncia pelo Ministério Público do Tribunal Nacional por um suposto crime de assédio sexual.
“Tenho fé na verdade e farei tudo o que estiver ao meu alcance para que ela prevaleça. Minhas filhas, minha família e as pessoas que me amam sofreram perseguições excessivas ”, afirma.
No entanto, Rubiales admite que o seu regresso ao cargo é impossível devido às ações movidas contra ele e à ação dos “poderes constituídos ” .
Mesmo assim, acrescenta que se afasta para não prejudicar o futebol espanhol e a candidatura conjunta ao Mundial de 2030 , em que a RFEF coopera com as federações de Portugal e Marrocos.