Na sétima rodada, o clube paranaense ocupava a 12ª posição na competição, mas com invencibilidade de seis jogos, assumiu o segundo lugar
Enquanto o Amazonas segue firme na liderança, o segundo lugar da Série C está em disputa. Desde o começo da competição, a posição já pertenceu a São Bernardo-SP, Náutico-PE, Botafogo-PB e São José-RS. Após uma sequência de seis jogos invictos, sendo quatro vitórias e dois empates, é a vez do Operário-PR alcançar a vice-liderança do campeonato.
Na sétima rodada, o Fantasma se encontrava na 12ª colocação, seis pontos atrás do então líder São Bernardo. Com o desempenho positivo, saltou dez posições e está a apenas uma vitória de assumir a dianteira da Série C, em caso de tropeço da equipe amazonense.
Rafael Guanaes é treinador do Operário-PR desde outubro de 2022
Créditos: André Jonsson/OFEC
Contratado em outubro de 2022, Rafael Guanaes é o comandante do time na Série C. O sucesso não surpreende o treinador, que mantém os pés no chão e explica que a evolução do Operário na Série C faz parte de um processo natural de trabalho.
“Acredito que é uma sequência de trabalho normal, o desenvolvimento de uma equipe passa por etapas. Fizemos um grande estadual e reformulamos uma parte pequena da equipe para a disputa da Série C. Isso demanda tempo para o entendimento da própria competição e do nível dos adversários”, explicou.
“A equipe desde o começo mostrou o caminho que estava trilhando e, à medida que o tempo foi passando, isso foi se confirmando com o desempenho e os resultados”, reforçou.
Operário-PR está em busca da liderança da Série C
Créditos: André Jonsson/OFEC
O time apresenta a melhor defesa da Série C, com sete gols sofridos em 12 jogos. Ou seja, precisa de mais de noventa minutos para levar um tento. Os números indicam uma estratégia voltada à solidez defensiva, mas Rafael enumera aspectos ofensivos do Operário como fatores importantes para a estatística.
“Eu vejo a equipe como equilibrada. É a que mais tem posse de bola, a que mais troca passes na competição. A equipe tem um DNA ofensivo e essa pode ser uma boa estratégia para aspectos defensivos. Depende muito daquilo que queremos fazer como estratégia. A busca é sempre por nossa melhor versão e para ser uma equipe equilibrada”, frisou.
Invicto há seis rodadas, o Operário-PR terá pela frente o Floresta-CE, no Germano Kruger
Créditos: André Jonsson/OFEC
Em busca de se aproximar do primeiro lugar, o Operário terá pela frente o Floresta-CE, às 16h30, neste domingo (16), no Germano Kruger, em Ponta Grossa, Paraná. Apesar da diferença na tabela – o adversário está em 14º -, o treinador prega respeito contra o time cearense e prevê um Operário focado nos três pontos.
“Será um jogo difícil contra uma equipe que está crescendo, com novas contratações e um novo treinador. Nós sempre respeitamos todos os adversários e acredito que a nossa maior demonstração de respeito é o nível de preparação ser alto”, afirmou.
“Espero uma equipe intensa, agressiva, que sabe o que quer na partida, que respeita o adversário e que, ao mesmo tempo, tem objetivos muito claros dentro da competição”, concluiu.