Paquetá decide com passe de Neymar, Brasil vence e se garante na Copa de 2022

Diário Carioca

Redação Central, 12 nov (EFE).- O Brasil se tornou nesta quinta-feira a quarta seleção a se garantir na Copa do Mundo de 2022, a primeira da América do Sul, ao vencer a Colômbia por 1 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, graças a bonito marcado pelo meia Lucas Paquetá, após passe do atacante Neymar.

EFE/Sebastiao Moreira

A vitória levou a equipe pentacampeã mundial, líder isolada das Eliminatórias sul-americanas, a 34 pontos. Com isso, o time do técnico Tite só pode ser alcançado por dois concorrentes, a Argentina, com 25 pontos, e o Equador, com 20, o que a faz se juntar ao Catar, país anfitrião, a Dinamarca e a Alemanha. Os ‘Cafeteros’, por sua vez, caíram para a quinta posição, que leva para a repescagem, com 16.

EFE/Sebastiao Moreira

Única equipe a ter tirado pontos do Brasil até agora, em empate sem gols em Barranquilla em outubro, a Colômbia entrou em campo na capital paulista com uma forte retranca e dependendo de ações isoladas de Luis Díaz no ataque, o que surtiu efeito até a metade do segundo tempo.

EFE/Sebastiao Moreira

Na melhor chance da seleção brasileira na etapa inicial, já nos acréscimos, Neymar cobrou escanteio pela esquerda e Marquinhos cabeceou rente à trave.

EFE/Sebastiao Moreira

Depois do intervalo, com as entradas de Vinícius Júnior e Antony, os donos da casa melhoraram e encontraram o caminho do gol. Marquinhos interceptou lançamento e acionou Neymar, que deu de primeira para Paquetá. O meia do Lyon, também com apenas um toque, chutou firme, superou o goleiro Ospina e marcou pela sexta vez com a amarelinha.

Nos outros dois jogos já encerrados nesta quinta, também houve vitórias pelo placar mínimo. O Equador se manteve na terceira posição das Eliminatórias, agora com 20 pontos, ao bater a lanterna Venezuela, que tem sete, por 1 a 0 no Estádio Casa Blanca, em Quito.

Em partida de muitos erros e poucas emoções na capital equatoriana, o único gol saiu aos 40 minutos do primeiro tempo. Plata cobrou falta pela direita, o goleiro Romo saiu mal e Hincapié marcou de cabeça.

Na estreia do técnico Guillermo Barros Schelotto, o Paraguai perdeu para o Chile também por 1 a 0 no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e ficou mais distante do Mundial. Aos dez minutos da segunda etapa, Alexis Sánchez cobrou escanteio fechado pela esquerda e o goleiro Anthony Silva marcou gol contra.

Com o resultado, ‘La Roja’ assumiu a quarta posição, a última a classificar de maneira direta, com 16 pontos. O time do técnico uruguaio Martin Lasarte ultrapassou justamente o Uruguai, que caiu para sexto, também com 16, e amanhã jogará contra a Argentina fora de casa, em San Juan. Os paraguaios continuam em sétimo, com 12. EFE

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca