Em 2018, na Rússia, a Tunísia disputará sua quinta Copa do Mundo. Após 12 anos sem disputar um Mundial, o país do norte da África quer passar da fase de grupos, algo que nunca conseguiu antes. No entanto, a missão não será fácil. A Tunísia está no grupo G, ao lado de Inglaterra, Bélgica e Panamá.
Os tunisianos participaram pela primeira vez de uma Copa em 1978, na Argentina. Logo na primeira partida, contra o México, fizeram história e venceram por 3 a 1. O triunfo foi o primeiro de um país africano na história das Copas. Nos outros jogos, derrota por 1 a 0 para a Polônia e empate sem gols com a Alemanha, e eliminação ainda na primeira fase.
Tunísia voltou a disputar um Mundial. Em 1998, na França, a seleção foi eliminada também na primeira fase, após empatar uma partida e perder duas.
Na edição seguinte, em 2002, a campanha foi praticamente igual à anterior. Um empate, duas derrotas e última colocação no grupo.
Em 2006, na Alemanha, os tunisianos partiram para a sua terceira participação consecutiva em Copas. E a história se repetiu. Com um empate e duas derrotas, nova eliminação na fase de grupos.
Para se classificar à Copa do Mundo de 2018, a Tunísia terminou as Eliminatórias Africanas como líder do grupo A, com quatro vitórias e dois empates. Como adversários, encarou Congo, Líbia e Guiné.
Com seus principais jogadores atuando por equipes francesas, a Tunísia aposta suas fichas no meia-atacante Wahbi Khazri, do Rennes, da primeiro divisão da França. O jogador, de 27 anos, possui 35 jogos e 12 gols na seleção principal.
Uma das cinco seleções africanas na Copa, a Tunísia deve ter participação discreta. A Inglaterra, uma das equipes mais fortes dos últimos anos, e a Bélgica, com a sua melhor geração de jogadores de sua história, devem confirmar o favoritismo e ficar com as duas vagas do grupo. Correndo por fora, Tunísia e Panamá tentarão um milagre. Se avançarem às oitavas, será uma façanha e tanto.
O jogo de estreia dos tunisianos na Copa será contra a Inglaterra, no dia 18 de junho, às 15h, horário de Brasília. Antes do confronto contra o English Team, a seleção africana joga neste sábado um amistoso contra a Espanha.
Reportagem, Paulo Henrique Gomes