O Vasco da Gama viveu uma noite desastrosa neste sábado, 27, depois de ser goleado pelo Criciúma por 4 x 0 pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro e a conturbada saída do técnico Ramón Diaz.
Quinze minutos após o fim da partida a conta do Gigante da Colina no X anunciou a saída do treinador argentino. Há desencontro de informações sobre como se deu o desligamento do treinador, fontes do clube dão conta de que Ramón pediu demissão, mas o técnico e seu filho, Emiliano, afirmam que souberam da demissão via rede social e reclamaram da falta de respeito.
O fato é que o Vasco agora está no mercado em busca de um novo técnico e alguns nome pipocam nos bastidores de São Januário. As negociações com um novo comandante só serão abertas após a chegada de Pedro Martins, que vai assumir o cargo de novo Executivo de Futebol do clube carioca após deixar o Cruzeiro.
Mesmo em um cenário de incertezas um nome ganha força nos bastidores de São Januário: o do técnico argentino Jorge Sampaoli, que atualmente está sem clube, o que facilitaria sua contratação. Ainda não há contatos entre as partes mas o argentino foi o primeiro a ser lembrado nos bastidores.
Além da disponibilidade no mercado, pesam a favor de Sampaoli o vasto conhecimento do futebol Brasileiro, já que comandou equipes como Flamengo, Santos e Atlético-MG e o estilo de jogo ofensivo, uma preferência da diretoria do clube. Outro ponto que pesa a favor do treinador é a relação com o francês Dimitri Payet, estrela do time carioca, com quem trabalhou no Olympique de Marselle. Vale lembrar que o próprio Payet revelou que Sampaoli o incentivou a vir para o Vasco.
Apesar das vantagens os altos salários pedidos por Sampaoli e a pecha de ser de difícil relacionamento podem ser entraves para a abertura de negociações.
Além do nome do argentino, a lista do Vasco possui outros profissionais de menor expressão, mas o martelo só será batido após a chegada do executivo.