O Vasco da Gama segue trabalhando em sigilo na montagem de seu elenco para 2023, e Maurício Barbieri contratado recentemente para comandar o Gigante da Colina já começa a indicar e vetar jogadores.
Apesar de não ser a palavra final, as opiniões de Barbieri tem norteado o trabalho capitaneado por Paulo Bracks.
Por exemplo, Bissoli, do Athletico, que chegou a estar próximo do Gigante da Colina, teve negativa de Barbieri e o negócio esfriou.
Por outro lado, o técnico já sugeriu alguns nomes, como os do atacante Artur e do lateral esquerdo Luan Cândido, ambos do RB Bragantino e que foram comandados por Barbieri.
A situação de Artur é mais difícil, já que o atleta teve destaque e despertou o interesse clubes do Brasil e da Europa, entre eles o Flamengo e o Corinthians.
Além disso, a equipe de Bragança Paulista pretende negocia o atleta com o exterior, ou manter o atacante em sua gestão Global, o que pode fazer o jogador ir para a Alemanha, mas precisamente para Lipzig.
Em 2020, Artur se tornou a segunda contratação mais cara da história do Bragantino, que pagou R$ 25 milhões por ele ao Palmeiras.
Já Luan Cândido, que foi o defensor artilheiro do Massa Bruta na temporada, fazendo fez 11 gols em 32 jogos no Campeonato Brasileiro, pode chegar para resolver o problema da lateral-esquerda vascaína. Contudo, o valor do jogador pode emperrar uma possível negociação, já que valorizado, Luan custa atualmente cerca de 6 milhões de euros.