As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze estão prontas para mais um desafio na Europa. Nesta segunda-feira (24), a dupla inicia a busca pelo bicampeonato da Semana Olímpica de Hyères, na França, em mais um evento importante da preparação para o Campeonato Mundial da classe, que acontecerá em agosto, em The Hague, na Holanda.
A parceria mais vitoriosa da vela feminina brasileira ficou com o título da Semana Olímpica de Hyéres no ano passado e agora tenta repetir a dose para confirmar a boa fase. Em abril, Martine e Kahena se sagraram campeãs do Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca, na Espanha.
Cada oportunidade de regata é importante para as atletas ampliarem a experiência com os novos equipamentos do barco, uma vez que a classe sofreu mudanças na parte técnica em comparação com os últimos Jogos Olímpicos. As meninas estão acompanhadas dos técnicos Pepe Lis e Martha Rocha.
“Para esse campeonato não tivemos tanto tempo de preparação, mas é mais uma regata importante para ganharmos confiança no material que temos. Vamos focar mais na regata em si e buscar as melhores estratégias. Chegamos aqui há poucos dias e vamos enfrentar as principais duplas da classe”, disse Kahena.
Além disso, as velejadoras destacam a importância de sentir o clima do país-sede da próxima edição do evento.
“É sempre especial estarmos no país-sede dos próximos Jogos Olímpicos e esperamos fazer uma boa competição”, afirmou Martine.
Pan-Americano, Mundial e vaga nas Olimpíadas
Entre os dias 8 a 23 de agosto, elas disputarão o Mundial de Vela, em Haia, na Holanda. A competição define as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As demais serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.
A vela brasileira terá a cidade de Algarrobo como sede deste evento. Além do Mundial e do Pan-Americano, as velejadoras têm muitos compromissos no ano, com agenda cheia de treinos e outras competições.
Sobre Martine Grael e Kahena Kunze
Uma das parcerias mais vitoriosas da vela mundial, Martine e Kahena têm mantido o Brasil no patamar dourado da modalidade nas últimas décadas. Filhas dos icônicos Torben Grael e Cláudio Kunze, respectivamente, as atletas conquistaram o primeiro título juntas em 2009, o do Mundial Júnior da classe 420.
Após quatro anos em rumos distintos, elas retomaram a dupla em 2013 e trilharam um caminho de sucesso, que teve como pontos altos os ouros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, além do título mundial de 2014, os vice-campeonatos mundiais de 2013, 2015, 2017 e 2019, e a conquista dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, entre outros.
Em busca do tricampeonato olímpico, as velejadoras contam com o patrocínio de Prada, Energisa, Magic Marine e Gottifredi Maffioli, além de serem apoiadas pelos programas Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e CBVela.