Porsche Cup: Líder na Sprint, Marcelo Tomasoni confirma boa fase com vitória também na Endurance

Diário Carioca
Tomasoni chegou a sua terceira vitória no ano (Fernanda Freixosa)

O piloto Marcelo Tomasoni voltou ao lugar mais alto do pódio, neste sábado (13), na abertura da temporada 2023 da Porsche Cup Endurance Challenge, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O resultado confirma a boa fase vivida pelo piloto do Porsche #5, que também lidera na Sprint Challenge, que inclui as provas de curta duração da categoria. Após duas etapas, ele soma duas vitórias e agora chegou a sua terceira conquista no ano na primeira etapa endurance.

Festa no pódio
(Fernanda Freixosa)
Festa no pódio (Fernanda Freixosa)

Na corrida de longa duração, que teve três horas de disputas, Tomasoni dividiu o carro pela primeira vez com Gerson Campos, que fez sua estreia na Porsche Cup. Os dois partiram da pole position da categoria Challenge e traçaram uma estratégia perfeita para cruzar a linha de chegada com 15 segundos de vantagem para a dupla segunda colocada (Danilo Dirani e Célio Brasil).

“Nos treinos de quinta-feira, como o Gerson tinha pouco contato com o carro, trabalhamos mais na adaptação dele e, na sexta-feira, conseguimos a pole por uma diferença bem apertada, de apenas 0s006”, contou Tomasoni.

“Traçamos uma estratégia na corrida para tentar abrir o máximo possível em algum dos stints, para não dar tempo de os pilotos profissionais e mais experientes alcançarem a gente no final e foi o que aconteceu”, explicou.

“Eu larguei e estava abrindo, mas tivemos um Safety Car que atrapalhou um pouco e deixou todo mundo junto. Quando os pilotos profissionais saíram, no mesmo stint do Gerson, eles acabaram conseguindo uma vantagem. Mas no terceiro stint, começamos a construir a nossa vitória. Assumi novamente o primeiro lugar e consegui abrir bem, entregando o carro com mais de 30 segundos de vantagem para o Gerson, que também foi muito bem nas 17 voltas finais. Cruzamos a linha de chegada com 15 segundos de vantagem para o segundo”, lembrou Tomasoni.

Gerson Campos (esq) e Marcelo Tomasoni comemoram
(Fernanda Freixosa)
Gerson Campos (esq) e Marcelo Tomasoni comemoram (Fernanda Freixosa)

“Estou muito feliz com a vitória. Eu só tinha disputado uma etapa de endurance em 2019, mas com esse novo modelo foi a primeira vez e foi muito legal. Cheguei a minha terceira vitória no ano, em cinco corridas, a segunda pole e isso é muito bacana, principalmente em uma categoria com carros tão iguais”, completou o piloto, que é patrocinado pela Ativa Investimentos, DSM e Plant Power.

Tomasoni volta as suas atenções agora para a terceira etapa da temporada da sprint, que será disputada nos dias 3 e 4 de junho, em Goiânia (GO).

Classificação da Endurance, categoria Challenge:
1. #5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos 73 pontos
2. #139 Célio Brasil e Danilo Dirani 65
3. #66 Sadak Leite e Fabio Carbone 64
4. #14 Luiz Landi e Bruno Xavier 63
5. #44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano 53
6. #38 Eric Santos e João Gonçalves 45
7. #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio 41
8. #45 Paulo Totaro e Matheus Roque 38
9. #55 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro 36
10. #133 Israel Salmen e Rafael Martins 35

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca