Rio de Janeiro se prepara para a primeira ‘corrida na virada’

Diário Carioca
Corrida de rua no Rio - Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro encerra 2023 com quase 200 corridas realizadas e se prepara para receber a primeira “corrida da virada”. A 1ª edição da Corrida de Vera Cruz será na manhã deste domingo (31/12) e promete fechar o ano de forma memorável, como um marco no calendário esportivo nacional. Essa é uma iniciativa da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado, em parceria com as Secretarias de Esporte e Turismo e a Norte Marketing, empresa especializada em eventos esportivos e culturais.

O evento vem para somar ao calendário esportivo da cidade. Este ano, o município recebeu cerca de 300 eventos esportivos, sendo 198 corridas realizadas. A estimativa é que, em 2024, sejam mais de 350 eventos esportivos, sendo 250 de corrida. No calendário esportivo de 2024, já são 100 corridas com inscrição confirmada.

– Estamos muito felizes em ter pela primeira vez na cidade uma corrida na virada. O Rio de Janeiro respira esporte e as corridas de rua vem ganhando cada vez mais espaço, causando um impacto positivo na economia e atraindo até turistas. Na Vera Cruz, por exemplo, teremos participação de mais de 40% de corredores de fora da cidade – disse o secretário Municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

Com distâncias de 15km e 7,5km, a prova da Corrida de Vera Cruz percorrerá os cartões-postais da Cidade Maravilhosa, como o Museu do Amanhã, o Monumento aos Pracinhas, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Moderna (MAM). Espera-se a participação de aproximadamente 18 mil corredores vindos de diversas regiões do país. Cerca de 42% do público estimado é de fora da cidade.

O evento foi batizado em homenagem à história do Brasil, em referência ao seu primeiro nome: Terra de Vera Cruz. A escolha simboliza um convite direto para todos os brasileiros celebrarem o Réveillon correndo em um percurso especial.

Além de medalha para todos participantes, de ambos os percursos, haverá premiação geral para os 3 melhores tempos brutos, masculino e feminino, de ambos os percursos, premiação para os 3 melhores tempos líquidos de cada faixa etária, masculino e feminino, no percurso de 15k e o Hall da Fama Vera Cruz, em que a cada ano, as pessoas com os melhores tempos em suas faixa etárias, no percurso de 15k, terão seus nomes homenageados em uma placa especial do evento.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca