Os brasileiros estão ficando mais tempo na casa dos pais. O número de pessoas entre 25 e 34 anos que não saiu de casa – a chamada geração canguru – aumentou 137% entre 2012 e 2022. Isso é o que aponta uma pesquisa da Kantar IBOPE Media.
Em paralelo a isso, a pesquisa aponta também que mais brasileiros estão investindo nos estudos, mesmo com idade avançada, justamente porque estão começando ou retomando a faculdade entre 20 e 34 anos, registrando crescimento de 69% durante os 10 anos avaliados.
Vicente Faleiros, doutor em Sociologia e professor emérito da Universidade de Brasília, explica quais os possíveis motivos para os filhos estarem por mais tempo na casa dos pais.
A Kelly Regina, de 38 anos, faz parte dessa massa de pessoas que continua com os pais. Ela conta que a decisão lhe trouxe mais oportunidades.
Economizar dinheiro. Ter mais oportunidades de estudos. Esperar um bom trabalho. São alguns dos motivadores das pessoas preferirem ficar mais tempo na casa dos pais. Eduardo Alves, diretor de marketing da Kantar IBOPE Media, afirma que não é possível apontar as causas, mas que dinheiro pode, sim, ser o maior motivo da saída tardia dessas pessoas.
A pesquisa avaliou outros pontos como representatividade do dinheiro e acesso à Internet. Em 2012, 40% dos brasileiros entre 12 e 25 anos concordavam que dinheiro é a melhor medida do sucesso. Esse número caiu para 28% em 2022.
Já a faixa etária acima de 58 anos apresentou crescimento de 212% quando o assunto é ter a internet como principal fonte de entretenimento, passando de 13% para 42% em 10 anos.