Etarismo e sexismo na demissão de Lisa LaFlamme: por que os cabelos brancos das mulheres incomodam tanto?

Diário Carioca
A premiada Lisa LaFlamme Fotografia: George Pimentel/REX/Shutterstock, retirada da Internet, do site do LaGuardian

Lisa LaFlamme, âncora do CTV National News, um dos programas noturnos mais assistidos da tv canadense, acaba de ser demitida, aos 58 anos de idade. O motivo seria, aparentemente, o de ter deixado de tingir os cabelos, tornando-se uma mulher grisalha. Surpresa, a mulher foi às redes sociais contar sua história, considerando-se totalmente apta a continuar trabalhando por muitos anos. A história causou revolta em muitos de seus colegas, que a consideram uma profissional altamente qualificada e exemplar.

“Etarismo e sexismo, é isso o que ocorreu”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia – SBTri, Dr. Luciano Barsanti. O médico e tricologista brasileiro conta que recebe, em consultório, inúmeras mulheres que se veem, diariamente, lutando contra o preconceito capilar, um assunto que se fala muito, mas sobre o qual se age pouco, especialmente nas corporações. “Já tive pacientes que perderam os cabelos por procedimentos consecutivos, de alisamento, tintura e outros naturezas. O desespero de perder o emprego as levaram a procurar métodos invasivos, que as prejudicaram”, lamenta.

A não aceitação dos cabelos vai além, segundo o médico e tricologista. “Recebo, semalmente, cerca de três crianças que passam por procedimentos de alisamento dos fios e sofrem queimaduras no couro cabeludo ou desenvolvem alergias severas. Os pais optam por esses procedimentos devido ao bullying que seus filhos sofrem nas escolas. É a troca de um sofrimento por outro, infelizmente”, alerta.

Para o presidente da SBTri, é preciso que se realizem campanhas massivas e eficientes contra o preconceito, conscientizando a população sobre a aceitação dos cabelos. “Enquanto não houver campanhas educacionais, continuaremos observando o preconceito prosperar e a saúde das pessoas – física e mental – sendo coloca em jogo”, finaliza.

*Dr. Luciano Barsanti é médico e tricologista, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia.

Sobre o Dr. Luciano Barsati

Dr. Luciano é médico e Tricologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia “SBTri”, membro titular do American Hair Loss Council – USA e da Sociedade Italiana de Tricologia, além de membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca