O Prosa na Cozinha está de casa nova e quem comanda o jantar na próxima quarta-feira (17), às 20h, é o chef Guilherme Campos, que acaba de assumir a cozinha do Shiso.
Especializado em sushis, sashimis e yakitoris, o premiado restaurante que funciona dentro do Grand Hyatt Rio de Janeiro valoriza a autêntica culinária japonesa. E é isso que o chef vai apresentar nessa noite especial: técnicas milenares de conservação, que realçam o sabor do peixe.
“A aula será dedicada a receitas de conservas caseiras, utilizando shoyo e saquê como principais agentes, além de legumes e gengibre para deixá-las mais saborosas. Este é um dos grandes diferenciais do Shiso. No restaurante, utilizamos estas receitas tradicionais em passos do menu degustação Omakase e como couverts de boas-vindas”, afirma Guilherme. O chef conta ainda que as técnicas eram muito comuns antes do surgimento da geladeira.
Desde a sua chegada ao restaurante, Guilherme vem arrancando suspiros de quem passa por lá. São muitos elogios ao preparo dos pratos e à qualidade do peixe que é servido. Para o Prosa na Cozinha, o chef também preparou um menu especial: Kakuni de Atum, Nanban e Zukê, três especialidades do Shiso. O primeiro nada mais é do que uma conserva de atum, preparada com shoyo, saquê, açúcar e gengibre, acompanhado de cebola caramelizada. Já o Naban é uma espécie de escabeche de peixe, feito com produto local. Por último, mas não menos importante, o Atum Zukê, que é como se fosse um peixe marinado, bem saboroso e único.
Guilherme, que já transitou pelos Hotéis Sheraton e Janeiro e, restaurantes como Tabu Sushi Fusion Contemporâneo, Minimok, Gurumê e o Bistro Magokoro, na Ilha da Gigóia, onde foi chef do sushibar, promete surpreender cada um dos participantes