Jantar afro, no Parque das Ruínas, apresenta pratos e iguarias típicas de Angola Congo e Cabo Verde

Diário Carioca
Bolinho de feijoada Dida Bar

Diretamente do Dida Bar para o Parque das Ruínas. A chef Dida Nascimento vai levar o know-how de seu restaurante afro instalado na Praça da Bandeira para o espaço cultural ao ar livre em Santa Teresa nesta quarta-feira (7), em uma edição inédita do Jantar Africano (20h), promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio. Antes dos comes e bebes, vai haver uma feira de literatura negra (16h) seguida de uma rodada de drinques no pôr do sol (18h), elaborados pelo bartender/mixologista William Barão (veja receita dele abaixo), vencedor do prêmio Gastronomia Preta na categoria Minha História é Foode-se. Ingressos no Sympla: bit.ly/JantarAfro.

“Nesse parque que é encantador, um dos melhores pontos mais lindos de Santa Teresa”, diz Dida, que anuncia também atrações culturais como DJ Joss Dee e saxofonista Andy Drumond.

dida nascimento (Dida Bar)
Dida Nascimento (Dida Bar)

Canecas, colheres de pau, fotos emblemáticas de personalidades negras, mesas e cadeiras de madeira. Esta é a vibe do Dida Bar, que será exportada para Santa Teresa. A chef criou o seguinte menu, que será servido a partir das 20h (R$ 100).

Jantar Africano Edição Especial

Parque das Ruínas, por Dida Nascimento

Titẹsi, entradinhas:

– Mini bolinho de feijoada 

– Caldo de abóbora com gengibre 

4 opções de prato principal:

Cabo Verde : Ilha do Sal – Frutos do mar com arroz à moda cabo verdiana

Angola: Calulu com Funge – Carne-seca, guisado de quiabo, berinjela  e  óleo de palma acompanhado de funge (pirão de farinha de milho branco)

Congo: Kitoor – Frango com molho de  amendoim e camarão seco acompanhado de funge ou arroz

Vegano/Congo: moqueca de banana-da-terra com molho especial de pimentões coloridos, cebola, especiarias e dendê. Acompanha farofa de amendoim e arroz

Sobremesa: 

Pudim de tapioca com licor de hibisco ou pera ao vinho tinto

Parque das Ruínas: Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa. Qua (7), a partir das 16h. Jantar servido às 20h. R$ 100 (ingressos no Sympla – bit.ly/JantarAfro). Livre.

RECEITA/DRINQUE

Cajuzim

Por William Barão

70ml de vodca

30ml de mix cítricos

20ml de xarope de canela

80ml de suco fresco de caju

10G de paçoca doce peneirada

Primeiro suje uma taça coupe grosseiramente com a paçoca e reserve. Coloque todos os ingredientes numa coqueteleira com bastante gelo e bata vigorosamente. Na sequência, faça dupla coagem direto para a taça previamente com paçoca

Receita de mix de cítricos

100ml de suco de limão siciliano

100ml de suco de grapefruit

100ml de suco de tangerina

Em um recipiente apropriado, misture todos os ingredientes e reserve por um dia.

Receita de xarope artesanal de canela

500ml de água mineral

500g de açúcar refinado

50g de canela em pau ralada

Junte todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo por cerca de 15 minutos. O segredo do xarope é ralar na mão a canela em pau, dá mais trabalho, mas o resultado faz a diferença.

Para sujar a taça: Colocar a paçoca num prato. Depois molhar levemente a borda na parte externa da taça com suco de limão e passar por cima da paçoca encostando levemente para não ficar buracos na crosta

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca