Bolívia recebe doses de vacina contra a covid-19 para imunizar jovens

Diário Carioca

La Paz, 23 out (EFE).- As autoridades da Bolívia receberam neste sábado mais de um milhão de doses da vacina de Pfizer/BioNTech contra a covid-19, doadas pelos Estados Unidos por meio do mecanismo Covax, que serão destinadas à imunização de adolescentes de 16 e 17 anos.

Um total de 1.000.350 doses foram recebidas em cerimônia com a presença do ministro da Saúde boliviano, Jeyson Auza; o vice-ministro do Comércio Exterior, Benjamín Blanco; a encarregada da Embaixada dos Estados Unidos em La Paz, Charisse Phillips, e representantes de agências das Nações Unidas.

Auza lembrou que chegaram no final de setembro 188.370 doses, com as quais, há poucos dias, foi possível iniciar a vacinação de adolescentes de 16 e 17 anos, com consentimento prévio dos pais ou responsáveis.

O ministro lembrou que a vacinação contra a covid-19 deixou de ser um “privilégio” no país para se tornar um direito, mas também se pode dizer “que é uma obrigação, porque uma pessoa vacinada é um paciente a menos nas UTIs”.

Blanco agradeceu o apoio dos EUA e elogiou o trabalho da ONU para que as vacinas cheguem a “todos os países do mundo”.

Com esta doação, a Bolívia recebeu até agora “um total de 3.452.270 doses de vacinas com o apoio do Mecanismo Covax”, detalhou o escritório da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em um comunicado.

Até o momento, 3.545.019 pessoas receberam a primeira dose de vacinas contra a covid-19 na Bolívia, outras 2.835.027 receberam a segunda e 919.918 foram imunizadas com medicamentos de dose única, de acordo com o relatório oficial mais recente.

A Bolívia acumula 509.276 casos e 18.896 mortes por covid-19 desde o início da pandemia. EFE

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca