Assunção, 3 nov (EFE).- Dez grupamentos do Corpo de Bombeiros Voluntários do Paraguai conseguiram controlar nesta quarta-feira um incêndio no Mercado 4, o mais popular de Assunção, que foi iniciado ainda durante a madrugada.
As chamas, que chegaram a atingir estabelecimentos vizinhos, foram contidas, e os bombeiros trabalhavam durante a manhã para resfriar o local, evitando assim que o fogo retornasse, conforme apurou presencialmente a Agência Efe.
Segundo a imprensa local, cerca de 200 bombeiros atuaram no combate ao incêndio, que, segundo o diretor do Mercado 4, Christian Bareiro, começou por volta de 2h (local e de Brasília), devido a um curto-circuito.
Em entrevista à emissora local de televisão “GEN”, o responsável pelo estabelecimento afirmou que os danos poderiam ter sido minimizados se a companhia elétrica tivesse cortado o fornecimento a tempo.
“Seria fundamental para que os bombeiros pudessem realizar o trabalho”, lamentou Bareiro.
O jornal paraguaio “ABC” relatou que os incêndios no Mercado 4 não são incomuns e vêm se repetindo durante décadas, sem que a administração ou as autoridades de Assunção encontrem uma solução para o problema.
Ainda não houve estimativa das perdas sofridas pelos comerciantes do mercado popular, mas muitos sofreram perdas totais, de acordo com os primeiros relatos.
Por causa do incêndio, o trânsito na região do Mercado 4 chegou a sofrer interrupções, e o Ministério da Educação determinou que as escolas do entorno do estabelecimento tivessem aulas suspensas nesta quarta-feira. EFE