Genebra (Suíça), 3 nov (EFE).- Os casos de covid-19 no planeta cresceram cerca de 3% na semana passada, o que indica a manutenção da tendência de alta iniciada no período anterior de sete dias, conforme informou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ao todo, segundo as estatísticas difundidas pela agência, foram mais de 3 milhões de positivos notificados na última semana.
A Europa é, atualmente, a região mais afetada do mundo, ao totalizar 1,7 milhão destes casos, o que aponta para um aumento de cerca de 6%. As Américas, com 734 mil novas infecções registrou avanço de 3%.
Na região da Ásia-Pacífico, o aumento foi de 2%, com os 178 mil casos contabilizados.
Em todas as demais subdivisões territoriais estabelecidas pela OMS, foi verificada tendência de baixa, com 12% a menos positivos no Oriente Médio, e 9% de queda no sul da Ásia e África.
Desde o início da pandemia da covid-19, o planeta já teve mais de 246 milhões de casos, sendo que 93 milhões se concentraram nas Américas e 76 milhões na Europa.
Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde, na semana passada foram registradas mais de 50 mil mortes, o que representa aumento de 8% na comparação com o período anterior e a segunda alta consecutiva, após um mês de baixa.
Quase a metade das vítimas, cerca de 24 mil, foram registradas na Europa, onde o crescimento foi de 12%, em grande parte, puxado pela Rússia. Já as Américas contabilizaram aproximadamente 15 mil vítimas, 4% a menos do que na semana anterior.
Nesta segunda-feira, o mundo ultrapassou a barreira das 5 milhões de mortos por covid-19, segundo dados da OMS. Dos falecidos, 2,2 milhões estão nas Américas, 1,4 milhão na Europa e 682 no sul da Ásia, as três regiões mais afetadas do globo.
Na semana passada, os Estados Unidos foram o país com mais casos positivos de covid-19, 528 mil, o que representa crescimento de 7%, seguidos por Reino Unido (258 mil), Rússia (272 mil), Turquia (182 mil) e Ucrânia (152 mil).
Ainda segundo a Organização Mundial da Saúde, a variante delta, identificada inicialmente na Índia, está presente em 99,5% dos novos casos, segundo a rede de análises GISAID.
Além disso, em todo o planeta foram aplicadas 7,13 bilhões de doses de vacina contra a covid-19, em ritmo atual de 27 milhões por dia.
Cerca de 49,7% da população mundial recebeu, pelo menos, uma dose de imunizante. No entanto, essa taxa cai para 3,9% em países de baixa renda, conforme aponta a OMS. EFE