São Paulo, 3 nov (EFE).- O alto representante da União Europeia (UE) para Política Externa, Josep Borrell, desembarcou em São Paulo nesta quarta-feira, vindo de Lima, no Peru, para o início de uma visita ao Brasil, onde vai se reunir com o governo de Jair Bolsonaro.
Borrell chegou em São Paulo pouco antes das 16h, segundo fontes da comitiva. Enquanto esteve na capital peruana, nos últimos dois dias, ele se encontrou, entre outras personalidades, com o presidente do país, Pedro Castillo.
A viagem do chefe da diplomacia europeia é a primeira na América Latina desde que ele assumiu o cargo, em 1º de dezembro de 2019, e tem como objetivo fortalecer os laços bilaterais e a cooperação regional.
O primeiro compromisso do político espanhol em sua agenda no Brasil é uma reunião com as câmaras de comércio europeias, hoje à noite, no único evento programado em São Paulo antes de embarcar rumo a Brasília na manhã de quinta-feira.
Na capital federal, Borrell se reunirá com o chanceler Carlos França, a fim de discutir várias questões ligadas às relações bilaterais e à situação regional, incluindo as negociações para desbloquear o processo de ratificação do acordo comercial entre a UE e o Mercosul, que levou duas décadas de negociações, mas que está aguardando a entrada em vigor desde 2019.
Borrell também analisará com as autoridades brasileiras os fluxos migratórios na América Latina, especialmente no caso da Venezuela.
Segundo dados oficiais, cerca de 300 mil venezuelanos migraram para o Brasil, que desde 2018 lançou a chamada Operação Acolhida, que lhes oferece ajuda humanitária e facilita a imersão no país e o acesso ao mercado de trabalho.
A fim de obter um entendimento profundo desta situação, Borrell vai se reunir na sexta-feira com cidadãos venezuelanos que se estabeleceram em Brasília. O tema também será debatido em encontro com o ministro da Defesa, Walter Braga Netto. EFE