Chile registra mais de 2 mil novos casos de covid-19 pelo 3º dia consecutivo

Diário Carioca

Santiago, 30 out (EFE).- O Chile registrou neste sábado, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 2 mil novos casos de covid-19, um pequeno aumento que as autoridades sanitárias atribuíram ao relaxamento das medidas de saúde e fizeram um apelo para que as pessoas recebam a dose de reforço para impedir novas infecções.

“É essencial reforçar essas medidas em todas as nossas atividades diárias, pois com o tempo a percepção de risco diminui e devemos de ser claros que a pandemia não acabou”, disse o ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris.

Nas últimas 24 horas, foram detectados 2.230 diagnósticos positivos, elevando o número total de casos desde o início da pandemia para quase 1,7 milhão, enquanto a taxa nacional de positividade atingiu 3,04%.

“Quero enfatizar que as vacinas provaram ser eficazes na prevenção de hospitalização e internação nas UTIs por conta da covid-19. É por isso que insistimos no apelo para que compareçam aos centros de vacinação, principalmente aquelas pessoas com mais de 55 anos que ainda não receberam sua dose de reforço”, acrescentou Paris.

Até o momento, 5,4 milhões de doses de reforço foram aplicadas, mas há mais de um milhão de pessoas que poderiam ter recebido, mas não procuraram os postos de vacinação, lamentou o ministro.

O agravamento ainda não se reflete no número de óbitos, que foi de 14 no último dia, mas na quantidade de casos ativos – aqueles que podem infectar -, que somou 11.388, um dos mais elevados em três meses. EFE

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca