Delegação da CIDH chegou à Colômbia

Diário Carioca


No meio de uma caravana de bandeiras e todos os tipos de faixas relacionadas com a situação vivida pelo país durante os protestos contra a Greve Nacional desde abril passado 28, cidadãos recebeu os delegados da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) na saída da rua 26 da rua para o aeroporto El Dorado de Bogotá. Entre 8 de junho e 06, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos realizará uma visita de trabalho à Colômbia para observar a situação dos direitos humanos no contexto dos protestos que começaram em abril 26. A CIDH estará em Bogotá e Cali para dialogar e receber informações de amplos setores da sociedade.

A delegação é chefiada pela Presidente da CIDH, Antonia Urrejola; inclui os Comissários Joel Hernández e Stuardo Ralón; conta com o apoio da Secretária Executiva, Tania Reneaum Panszi; a Secretária Executiva Adjunta de Acompanhamento, Promoção e Cooperação Técnica, María Claudia Pulido; o Relator Especial para a Liberdade de Expressão, Pedro Vaca; e pessoas da equipe técnica da Secretaria Executiva.

# Manifestações pacíficas de Bogotá na 10 ª rua perto do aeroporto El Dorado. A comunidade dá as boas-vindas ao @CIDH # ParoNacional6J

# Bogotá manifestaciones pacíficas por la calle 26 cerca al aeropuerto el Dorado. La comunidad le da la bienvenida a la @CIDH # ParoNacional6J pic.twitter.com/hBJdBnVGSy – Contagio Radio (@ Contagioradio1 ) 6 de junho, 2021

Durante a visita de trabalho, a Comissão se reunirá com diversos setores representativos da sociedade colombiana, incluindo autoridades governamentais em diferentes níveis dos poderes executivo, legislativo e judiciário; representantes de organizações da sociedade civil, coletivos, grupos, sindicatos e outros representantes dos setores afetados pelos protestos. Procurará ouvir especialmente as vítimas de violações dos direitos humanos e suas famílias, para receber depoimentos, denúncias e comunicações. A Comissão reafirmou também o seu compromisso de ouvir todas as pessoas e continuará a receber testemunhos virtualmente após a visita.

Da mesma forma, a CIDH informou que não poderá receber nenhum tipo de material documental ou solicitações em formato físico. Qualquer novo pedido de petição ou medida cautelar, bem como informações adicionais a ele relacionadas, devem ser encaminhados apenas por meio de seu portal online ou para o e-mail: CIDHPortal@oas.org. Para qualquer outra consulta geral ou envio de informações, um e-mail deve ser enviado para: CIDHDenuncias@oas.org.

Por fim, a CIDH reafirmou seu compromisso permanente com as vítimas de violações dos direitos humanos e suas famílias.

Traduzido do espanhol por Teodora Hasegan

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca