Estados Unidos avisam ao Irã de que seus atos hacen peligrar la vuelta al acuerdo nuclear

Diário Carioca
  • Teerã ordenou desmantelar 27 câmeras de vigilância da OIEA em diferentes instalações energéticas do país
  • As câmeras de vigilância desta agência da ONU são clave para verificar os avanços do programa nuclear iraniano

por

Imagem de arquivo de 10 de novembro de 2019 de uma bandeira iraniana na central nuclear de Bushehr. ATTA KENARE / AFP

O Departamento de Estado dos Estados Unidos avisa que está jueves ao Irã de que seu desmantelamento de 27 câmeras de vigilância do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) põe em perigo a volta ao cabo nuclear.

“Si se confirma, las informaciones de que Irán planea reduzir la transparencia con el OIEA (…) son extremamente lamentables”, dicho una portavoz.

“Estas ações seriam contraproducentes e poderiam complicar nossos esforços para retornar a uma implementação completa do JCPOA”, o Plano de Ação Conjunto Integral, do qual EE.UU. se apôs unilateralmente para baixo da presidência de Donald Trump (2017-2021).

Assim, o garantido que continuaria trabalhando para lograr um restabelecimento total do JCPOA de acordo com o contrato realizado em Viena desde o ano passado.

“Neste momento, uma volta (al tratado nuclear) seguiria alcançando nossos objetivos de não aguardados mais importantes e urgentes, e estaria em consonância com nossos interesses de segurança nacional”, explicou o portavoz.

“Mientras esa sea nuestra valoración, seguindomos buscando un acuerdo para el restablecimiento mutuo” del acuerdo, ha añadido.

Irán desmanteló nas horas 27 câmeras de vigilância da OIEA em diferentes instalações nucleares do país depois de condenar uma resolución en su contra, adoptada el miércoles por la Junta de Gobernadores del organismo a instâncias dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e da Alemanha.

“A resposta inicial do Irão tem sido (…) ameaçada com futuras provocações químicas e com a redução da transparência”, afirmou este jovem o secretário de Estado, Antony Blinken, num comunicado.

Son clave para poder verificar os avanços do programa nuclear iraniano

A resolução criticou as autoridades da República Islâmica por sua falta de transparência frente aos inspetores internacional.

“O desmantelamento das câmeras é um desafio sério para nossa capacidade de poder seguir trabalhando ali y para confirmar que sus declarações bajo el JCPOA estão corretas”, declarou este jovem o diretor da OIEA, Rafael Grossi.

As câmeras de vigilância desta agência da ONU são chaves para verificar os avanços do programa nuclear do Irã.

Em questão de poucas semanas, entre três ou quatro, avisou Grossi, os inspetores não poderiam reconstruir a evolução do programa nuclear iraniano.

Uma imagem do diretor da OIEA, Rafael Grossi. EFE/EPA/CHRISTIAN BRUNA

O Irã negocia desde o ano passado com os Estados Unidos e outras cinco potências restabelecem o pacto atômico, que prevé importantes restrições ao programa nuclear do país a cambio do levantamiento de las sanciones internacionales.

Las conversas se encuentran suspensas desde março passadosem que haya un acuerdo a la vista.

Francia, Alemania y R.Unido instan a Irán a poner fin a su “escalada nuclear”

O desmantelamento das câmaras implica que a OIEA não poderá verificar se o programa nuclear de Teerã perdura apenas de forma preservada, como apoio às autoridades da República Islâmica.

Esta capacidade de verificação é uma condição indispensável para que os Estados Unidos aceitem a volta ao tratado nuclear.

Horas mais tarde, Francia, Alemania y el Reino Unido han instalado a Irán a poner fin a su “escalada nuclear” e conclui “urgentemente” o acuerdo para regresar ao Plano de Ação Integral Conjunto que está sobre a mesa de diálogo.

Em um comunicado conjunto, os governadores dos três europeus exigiram ao Irã “reanudar a aplicação do Protocolo Adicional e todas as medidas de monitoramento e verificação bajo el JCPOA, para poner fin a sua escalada nuclear y concluída urgentemente, enquanto ainda seja possível, el acuerdo para regresar al PAGC que está sobre la mesa hoy”.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca