Washington, 19 nov (EFE).- Kamala Harris fará história nesta sexta-feira ao se tornar a primeira mulher a ocupar a presidência dos Estados Unidos por um “curto período de tempo”, enquanto o atual presidente, Joe Biden, será submetido a anestesia durante exame médico de rotina.
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou em um comunicado que Biden será submetido hoje a uma colonoscopia como parte de exames de rotina, o primeiro desde sua chegada à Casa Branca.
“Seguindo o procedimento estabelecido na Constituição, o presidente Biden vai transferir o poder para a vice-presidente durante o curto período em que ela estiver sob anestesia”, disse Psaki, sem entrar em detalhes.
A porta-voz disse que Kamala Harris “estará trabalhando em seu escritório na ala oeste durante este tempo”.
Além disso, ela observou que em 2002 e 2007 o então presidente George W. Bush passou pelo “mesmo procedimento”. Nas duas vezes, Bush delegou poder a seu vice-presidente, Dick Cheney.
A porta-voz informou que o presidente foi hoje ao Walter Reed Medical Center, localizado em Bethesda, no estado vizinho de Maryland, para exames médicos de rotina.
A atividade, porém, não constava na agenda oficial de Biden, que aos 78 anos se tornou o presidente americano com mais idade.
Ainda hoje, disse a porta-voz, a Casa Branca divulgará “um resumo por escrito do exame médico do presidente”. EFE