Morre Berlusconi, ex-primeiro-ministro que marcou a política italiana por décadas

Diário Carioca
Silvio Berlusconi  - Foto: Divulgação

Silvio Berlusconi , ex-primeiro-ministro italiano e líder da  Força Itália , morreu esta segunda-feira aos 86 anos. 

Berlusconi estava  internado no Hospital San Raffaele, em Milão, desde a última sexta-feira  , menos de um mês depois de ter saído devido a uma infecção pulmonar. O ex-presidente sofria há algum tempo de um tipo de  leucemia crônica  e vinha sendo tratado com quimioterapia. 

Até o momento, a família não prestou nenhuma declaração nem o hospital divulgou o boletim oficial da morte.

A RAI garantiu que todos os filhos de Berlusconi fossem para San Raffaele. Segundo a agência Ansa, quatro deles, assim como seu irmão Paolo, estavam com ele no momento de sua morte. 

Funeral de Estado na Catedral de Milão

No meio da tarde, o caixão saiu do hospital com destino a sua  mansão Villa Martino de Arcore , cidade próxima a Monza, norte de Milão, onde o corpo será exposto. Nesta terça-feira, a capela em chamas será transferida para a sede de sua empresa de mídia, a Mediaset.

O funeral será realizado na  quarta-feira na Catedral de Milão. O funeral será presidido pelo Arcebispo de Milão, Monsenhor Mario Delphini.

Depois que a notícia de sua morte foi conhecida,  alguns seguidores se reuniram  nos portões do hospital e também da Villa San Martino, com mensagens de lembrança e com bandeiras italianas e de seu partido, o Forza Italia.

Na capital, a bandeira italiana começou a hastear a meio mastro no  Senado , onde Berlusconi ocupava uma cadeira desde as últimas eleições, em outubro de 2022. A Câmara dos Deputados vai parar suas atividades por dois dias, enquanto o primeiro-ministro Giorgia  Meloni tem suspendeu sua agenda e cancelou todos os seus atos oficiais. Roma também decretou um  dia de luto nacional nesta quarta-feira .

Figura influente na Itália

Apesar de sua idade e dos vários  processos judiciais  abertos contra ele ao longo dos anos, e escândalos de vários tipos, inclusive  sexuais , Berlusconi continuou  a ser uma  figura popular na Itália. 

A morte de  Il Cavaliere  chocou o país e provocou  reações de todos os setores políticos , que concordaram em reconhecer a marca que ele deixou na história recente da Itália. 

Berlusconi, várias vezes primeiro-ministro e  o presidente italiano que está há mais tempo no poder desde Mussolini , estendeu sua influência a todos os campos da vida italiana e, por isso, as reações se multiplicaram em outras esferas além da política.

Além de ter sido eleito senador, Berlusconi também foi crucial para chegar a um acordo sobre a coalizão governista de direita e extrema-direita com o Fratelli d’Italia, partido liderado por Meloni, e a Liga de Matteo Salvini, que fez de Meloni o primeiro-ministro.

O seu desaparecimento deixa agora no ar  a sucessão à frente da Forza Italia  e o futuro desta força política, construída em torno da sua pessoa, e que obteve 8% nas últimas eleições.

Seus inúmeros negócios permanecem, por enquanto, nas mãos de seus filhos por meio da  carteira da Fininvest , empresa presidida por sua filha mais velha, Marina Berlusconi, e que tem a seu crédito a gigante editorial Mondadori e o banco Mediolanum. 

Tanto as ações dessas empresas quanto as da Media For Europe (MEF), antiga Mediaset Italia,  subiram vários pontos percentuais na bolsa de valores  após saber da morte

da rtve.es

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca