Lisboa, 21 out (EFE).- A subvariante da cepa delta (AY.4.2) foi detectada em casos de infecção pelo novo coronavírus registrados na semana passada em Portugal, conforme anunciou nesta quinta-feira o Instituto Nacional de Saúde do país (INSA).
Apesar do alerta, especialistas do órgão indicaram que não existe indício de que esta mutação afete as eficácias das vacinas contra a covid-19 que estão sendo aplicadas no território português.
Até o momento, no país, 8,8 milhões de pessoas, o que representa 85,3% da população, contam com esquema completo de vacinação, de acordo com dados oficiais.
Segundo as informações da INSA, a maioria dos casos da subvariante delta em Portugal tiveram origem epidemiológico no Reino Unido.
O boletim apresentado hoje pelas autoridades do país indica que foram registrados nas últimas 24 horas mais 865 casos de infecção pelo novo coronavírus e nove morte por covid-19.
Desde o início da pandemia são 1.082.721 de positivos confirmados e 18.117 vítimas da doença.
Além disso, o balanço diário mostra que o número de pacientes internados com covid-19 subiu para 288, dois a mais do que ontem. Destes, 58 estão em unidades de terapia intensiva.
A incidência acumulada no país é de 84,4 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. EFE