Madri, 5 nov (EFE).- Cerca de 20 prefeitos e representantes dos governos de capitais e grandes cidades de países ibero-americanos se reuniram nesta sexta-feira com o rei da Espanha, Felipe VI, em razão da realização, em Madri, da Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).
O encontro aconteceu no Palacio da Zarzuela, residência oficial do monarca, onde as autoridades conversaram sobre os debates do fórum, que durou dois dias, com o tema “Cidades por Ibero-América: o futuro que nos une”.
Em discurso, Felipe VI deu boas-vindas aos representantes de governos municipais e disse ser “um grande prazer e honra” participar do primeiro encontro com os integrantes das UCCI, segundo imagens difundidas pela Casa Real.
A delegação foi liderada pelo prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almedia, que é co-presidente da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas.
Também estiveram presentes chefes de Executivos municipais de cidades como Bogotá, Lima, San Salvador, Santo Domingo, entre outras.
Ainda participaram do encontro os representantes da prefeitura do Rio de Janeiro, São Paulo, do governo do Distrito Federal, assim como de Havana, Assunção e Montevidéu.
A XIX Assembleia Geral da UCCI, que está sendo encerrada nesta sexta-feira, teve como tema central a situação e os desafios das grandes cidades em meio a pandemia da covid-19.
A última vez que Madri havia sido sede do encontro de cúpula da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas, que foi fundada em 1982, com a meta de gerar um modelo de convivência pacífica e desenvolvimento solidário, havia sido em 2022. EFE