Reino Unido convoca embaixadora francesa para explicar “ameaças” de Paris

Diário Carioca

Londres, 28 out (EFE).- A chanceler do Reino Unido, Liz Truss, anunciou nesta quinta-feira que deu instruções para a convocação da embaixadora da França em Londres, Catherine Colonna, para explicar o que chamou de “ameaças decepcionantes e desproporcionais” do governo francês sobre a disputa pesqueira que surgiu entre os dois países.

A França considera que o Reino Unido não está concedendo as licenças de pesca estipuladas no acordo do Brexit e antecipou que começará a aplicar fortes sanções a partir de 2 de novembro caso não se chegue a um acordo antes disso.

A detenção de um barco de pesca britânico em águas francesas por várias infrações tem dificultado ainda mais as relações.

Truss disse ter pedido à secretária de Estado britânica para a Europa, Wendy Morton, para chamar a diplomata francesa para “explicar” a posição de seu governo amanhã.

Paris pretende proibir os navios de pesca britânicos de desembarcar suas capturas em alguns portos franceses e também planeja reforçar os controles sanitários e aduaneiros.

Para exercer pressão sobre o governo britânico, as autoridades francesas vão realizar verificações sistemáticas de segurança em embarcações e também intensificarão as buscas de caminhões com destino ou procedência no Reino Unido.

A disputa pesqueira com a França soma-se à divergência do Reino Unido com a União Europeia sobre o cumprimento do protocolo para a Irlanda do Norte que foi estipulado como parte do acordo de Brexit.

Londres ameaçou parar unilateralmente de implementar partes do protocolo se a UE não concordar em suavizar os controles aduaneiros que entraram em vigor em 1º de janeiro – embora a maioria deles ainda não tenha sido implementada – e reduzir o papel dos tribunais europeus na resolução de disputas na Irlanda do Norte. EFE

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca