“Dado que a sobrevivência humana reside no equilíbrio das relações e tensões EUA-Rússia, precisamos mais do que uma troca de opiniões e medidas cautelosas para melhorar a estabilidade estratégica. Para o bem da humanidade, exortamos os líderes dos EUA e da Rússia a repensar e tomar medidas diplomáticas ousadas para garantir o futuro da humanidade. ”
Joseph Gerson
Presidente, CPDCS
Vice-presidente, Escritório para a Paz Internacional
Nós nos unimos ao mundo na esperança de que a reunião de cúpula de Genebra em Genebra entre os presidentes Biden e Putin seja bem-sucedida. Dado que a sobrevivência humana está no equilíbrio das relações e tensões entre os EUA e a Rússia, precisamos mais do que uma troca de opiniões e medidas cautelosas para melhorar a estabilidade estratégica. Para o bem da humanidade, exortamos os líderes dos EUA e da Rússia a repensar e tomar medidas diplomáticas ousadas para garantir o futuro da humanidade.
A cúpula ocorre em um momento crítico em que as relações EUA-Rússia estão em uma geração baixa, pois eles se envolveram em competições estratégicas em muitos níveis.
As duas potências estão gastando vastas fortunas para atualizar seus arsenais nucleares potencialmente omnicidas. Os militares estão se engajando em exercícios militares perigosamente provocativos em ambos os lados das fronteiras da Rússia, no Mar Báltico e no Mar Negro, e ao redor do Oceano Ártico. E a ameaça permanece de uma escalada da guerra pela Ucrânia. Um acidente ou erro de cálculo pode desencadear uma escalada de conflito fora de controle.
Em 1982, no auge de uma espiral de EUA- Corrida armamentista soviética da Guerra Fria, com a participação de importantes russos e americanos, a Comissão Independente para Questões de Desarmamento e Segurança divulgou seu “Segurança Comum”. relatório. Suas lições, então, que muito contribuíram para a negociação do Tratado de Forças Nucleares Intermediárias (INF) e o fim da Guerra Fria, são tão relevantes hoje como então:
“No idade moderna, a segurança não pode ser obtida unilateralmente. Economicamente, politicamente, culturalmente e – o mais importante – militarmente – vivemos em um mundo cada vez mais interdependente. A segurança de uma nação não pode ser comprada às custas de outras. ”
Além da ameaça de aniquilação nuclear, a humanidade enfrenta as ameaças existenciais adicionais da emergência climática e do presente e do futuro pandemias. Eles podem ser contidos e revertidos apenas por meio de esforços colaborativos em escala global. O desperdício de recursos científicos, econômicos e políticos em uma nova Guerra Fria representa obstáculos inaceitáveis para a criação de segurança ambiental e sanitária.
Lembrando que um período anterior de ameaça existencial à sobrevivência humana levou Bertrand Russell e Albert Einstein para pedir que nos lembremos de nossa humanidade e esqueçamos o resto, apelamos aos presidentes Biden e Putin para:
Declarar que a guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada. Comprometa-se a não adotar a doutrina nuclear de primeiro uso e a negociação de curto prazo verificável acordos para eliminar o perigo de um primeiro ataque de guerra nuclear. Restaure as limitações do Tratado INF e proíba a implantação de campos de batalha nucleares “mais utilizáveis” armas. Renovar seus compromissos com o Artigo VI do Tratado de Não Proliferação Nuclear e publicar um cronograma para o cumprimento dos compromissos assumidos durante a Revisão do TNP anterior Conferências. Além disso, o acordo do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA) deve voltar ao poder. Apelamos ao apoio internacional para o TPNW. Interrompa os exercícios militares provocativos dos EUA, da OTAN e da Rússia no Báltico e no Mar Negro e o Oceano Ártico e ao longo da fronteira OTAN / Rússia. Interromper o envio de suprimentos de armas para as partes beligerantes na Ucrânia e renovar seus compromissos para cumprir os acordos de Minsk. Anunciar o início de negociações para eliminar o perigo de pirataria cibernética de arsenais nucleares dos EUA e da Rússia e suas infraestruturas essencial para a segurança humana. Comprometa-se a fornecer conjuntamente vacinas e materiais necessários para mais de um bilhão de Covid – 19 injeções via COVAX e futuras pesquisas conjuntas para prevenção de pandemias. Comprometa-se a iniciativas conjuntas para inverter as alterações climáticas. Há três décadas, durante a sua reunião de cimeira em Malta , Os líderes dos EUA e da União Soviética declararam o fim do C a velha guerra e o início de uma nova era de paz e segurança. A humanidade precisa urgentemente de nada menos que entramos na terceira década do 21 st século. O IPB está convocando um novo contrato social.