Em meio ao golpe militar instituído em Mianmar desde 1º de fevereiro, foi supostamente capturado em protesto pacífico um dos coordenadores locais do Students for Liberty Asia-Pacific, o jovem Aung Kyaw Phyo. A organização estudantil em prol da liberdade pede a libertação imediata dele e de outros manifestantes pacíficos que também foram detidos.
De acordo com uma testemunha, o jovem estava com amigos e não se sabe por que ele foi o alvo específico. Ele foi detido com outros estudantes da Universidade de Yangon e deve ser transferido para a Prisão de Insein, que é conhecida por reprimir dissidentes políticos e tem reputação de abusar de presos com o uso de tortura física e mental. É considerada uma das prisões mais desumanas do mundo.
Aung Kyaw Phyo foi supostamente acusado de um crime contra o Exército, o que significa que ele pode ir para a prisão por dois anos, ser multado ou ambos. A data do julgamento está marcada para 25 de março.
A comunidade do Students For Liberty está profundamente preocupada com os eventos em andamento em Mianmar e apoia todos aqueles que desejam exercer seu direito de se expressar como um meio de proteger sua vida e dignidade. Com o uso da hashtag #WhatsHappeningInMyanmar, a organização fomenta o debate em todo o globo.
Entenda a situação
O Partido União de Solidariedade e Desenvolvimento, apoiado pelos militares, perdeu as eleições nacionais em novembro passado para a Liga Nacional pela Democracia. Os militares alegaram fraude eleitoral generalizada, mas suas alegações foram consideradas infundadas por uma comissão eleitoral independente. Não ocasião, a Liga Nacional pela Democracia conquistou 396 dos 476 assentos parlamentares.
Os militares prenderam vários líderes democráticos seniores do país, incluindo a líder do partido Aung San Suu Kyi e o presidente Win Myint. As forças militares cortaram o acesso a bancos, serviços de telefonia, mercados de alimentos, canais de TV nacionais e internacionais, bem como à internet.
O comandante-chefe das Forças Armadas de Mianmar, Min Aung Hlaing, deu o golpe de Estado em 1º de fevereiro de 2021 e anunciou o estado de emergência de um ano. Em 15 de fevereiro de 2021, centenas senão milhares de pessoas foram detidas e pelo menos 50 morreram.
Há relatos de que em 3 de março de 2021, as forças de segurança de Mianmar mataram pelo menos 38 pessoas, abrindo fogo contra uma multidão de jovens manifestantes pacíficos em várias cidades do país.
Antes de abrir fogo contra civis, líderes militares atacaram violentamente os manifestantes usando gás lacrimogêneo, explosões repentinas e granadas de atordoamento nas últimas semanas.
Antes desse, o último golpe em Mianmar havia ocorrido em 1962 e manteve o Partido do Programa Socialista da Birmânia no poder por 26 anos.
Sobre o Students For Liberty Brasil – https://www.studentsforliberty.org/brasil/
Presente no Brasil desde 2012, a organização é um braço do Students For Liberty, a maior organização estudantil em prol da liberdade do mundo, presente em 110 países. A organização sem fins lucrativos tem como propósito educar, desenvolver e empoderar a próxima geração de líderes da liberdade