Pelo menos 21 pessoas foram afetadas nesta segunda-feira por um suposto ataque com foguetes que continham gás pelas forças governamentais sírias contra a cidade de Douma, ao norte de Damasco, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A fonte, que citou moradores e fontes médicas, detalhou que o disparo dos projéteis aconteceu por volta das 6h (horário local, 2h de Brasília) e que, pouco depois, se espalhou pela área um cheiro desagradável.
Os afetados, alguns deles mulheres e crianças, apresentam sintomas de asfixia.
A Defesa Civil da Síria, que efetua trabalhos de resgate em áreas fora do controle das autoridades, confirmou no Twitter este ataque e rebaixou o número de afetados a 13 pessoas.
Os também chamados de “capacetes brancos” acusaram as tropas governamentais sírias de terem empregado gás cloro nesse ataque.
Douma é a maior cidade de Ghouta Oriental, o principal bastião opositor dos arredores de Damasco, que está sob o controle da facção Exército do Islã.
Este grupo islamita informou também na sua conta de Telegram deste ataque com gás e assegurou que os foguetes impactaram em um bairro residencial.
EFE