Montevidéu, 26 out (EFE).- Após quase três meses com os 19 departamentos do Uruguai entre as zonas amarela e verde do índice de Harvard, que acumula a média semanal de novos casos de covid-19 a cada 100 mil habitantes, Lavalleja passou para a zona laranja, com índice de 11,71.
Segundo o “Canal 12”, não havia casos ativos no departamento até 1º de outubro, mas no fim de semana passado houve um pico, o que significa que hoje há 50 casos ativos, 12 deles registrados na segunda-feira.
De acordo com o canal, o surto foi gerado em um acampamento escolar e a maioria dos casos positivos são crianças que ainda não foram vacinadas. No Uruguai, a vacinação é autorizada para pessoas com mais de 12 anos de idade.
As autoridades sanitárias departamentais avaliam a situação e não estão excluem nenhum tipo de medida nas próximas horas.
A última vez que o país teve um departamento na zona laranja foi em 29 de julho, quando Treinta y Tres registrou um índice de 10,75. Desde então, a maioria dos 19 departamentos tem variado entre as zonas amarela e verde.
Atualmente, o país tem um índice de 4,67, enquanto sete departamentos estão verdes, 11 amarelos e Lavalleja aparece na zona laranja.
Este surto de coronavírus vem apenas alguns dias antes da reabertura total das fronteiras, marcada para 1º de novembro, quando todos aqueles que foram totalmente imunizados com qualquer uma das vacinas contra a covid-19 poderão entrar no país.
O Uruguai totaliza 329.319 casos de covid-19, sendo 1.709 casos ativos – 23 internados em unidades de terapia intensiva – e 6.073 mortes desde que a emergência sanitária foi declarada em 13 de março de 2020. EFE