No decorrer do depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre sua identidade de gênero, especificamente se é “cis”. Em resposta, Bolsonaro afirmou desconhecer o significado do termo, em meio a um novo procedimento da PF que inclui perguntas sobre identidade de gênero alinhadas às diretrizes do governo atual.
O que você precisa saber:
Novo Procedimento da PF: A Polícia Federal adotou um novo protocolo que inclui os termos “transgênero” e “cisgênero” em sua lista de dados pessoais de depoentes. A medida visa seguir as diretrizes do governo Lula para políticas LGBTQIA+, incluindo ainda perguntas sobre orientação sexual.
Desconhecimento de Bolsonaro: Questionado sobre ser “cis”, termo que refere-se a pessoas que se identificam com o gênero designado no nascimento, Bolsonaro declarou desconhecimento do significado durante o interrogatório. Isso ressalta a discordância do ex-presidente com as pautas relacionadas à identidade de gênero.
Postura Crítica de Bolsonaro: Bolsonaro e seus apoiadores têm uma postura crítica em relação à chamada “ideologia de gênero”, expressão utilizada por aqueles que não concordam com a teoria de que os gêneros são construções sociais. Em discurso de março de 2022, o então presidente afirmou: “Não podemos admitir que não se nasce homem ou mulher e se decida o sexo lá na frente. Isso é inadmissível”.
Impacto nas Políticas LGBTQIA+: O novo procedimento da PF reflete a atual abordagem governamental em relação às políticas LGBTQIA+, buscando uma inclusão mais abrangente e sensível às diversas identidades de gênero, mesmo em contextos como depoimentos policiais.