Em comitiva guiada pelos ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, foram realizadas visitas técnicas na cidade de Manaus para identificar áreas classificadas como ‘altíssimo risco’ após fortes chuvas que atingiram a capital amazonense nos últimos dias.
A visita dos ministros fez parte da agenda que incluiu também passagem por Rio Branco, no Acre, outra cidade afetada pelas fortes chuvas do rigoroso inverno amazônico. A ida dos ministros aos municípios buscou viabilizar projetos e ações para anteder à população atingida por desastres provocados pela chuva, como alagamentos e desabamentos.
Em Manaus, a visita técnica foi acompanhada pelo prefeito da capital, David Almeida, e pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Com técnicos das Defesas Civis federal, estadual e municipal, a comitiva passou pela comunidade da Sharp, zona Leste de Manaus, região gravemente afetada por fortes alagamentos durante as chuvas no último final de semana.
Os ministros também passaram pela erosão ocorrida no bairro Jorge Teixeira, que vitimou oito pessoas no último dia 12 deste mês, e que foi ocasionada pelo acúmulo de lixo em regiões que já haviam sido recuperadas pela gestão municipal.
Governo Federal vai viabilizar projetos
Nas discussões entre as gestões federal, estadual e municipal, foram acordados projetos que serão auxiliados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para oferecer apoio à população atingida pelos desastres. Desde o dia 14 deste mês, o MIDR e a Defesa Civil de Manaus declararam situação de emergência na cidade.
“Já recebemos o prefeito David Almeida em Brasília e conversamos sobre alguns projetos habitacionais para a cidade, mas agora estamos vendo de perto a dimensão desse desafio. Hoje, a Defesa Civil nacional está assistindo cerca de 1.500 municípios em situação de emergência. A maior parte deles por estiagem, porém, vem crescendo o número de cidades que estão sofrendo por alagamentos ou desmoronamentos. Assim, estamos levando o apoio necessário neste momento e já planejando envio de recursos para que possamos tirar essas pessoas de áreas de risco”, destacou o ministro Waldez Góes.
Em reunião realizada este ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se comprometeu a oferecer suporte à gestão municipal para a construção de 5 mil moradias em Manaus. As novas habitações servirão para retirar famílias instaladas em áreas de risco e encostas.
Município de Manaus realiza ações conjuntas
Para atender às vítimas dos alagamentos e deslizamentos que atingiram diversos pontos da cidade, a Prefeitura de Manaus iniciou ações integrando diversas secretarias. A mobilização conta com iniciativas das secretarias municipais de infraestrutura, segurança pública e defesa social, da mulher, assistência social e cidadania, além da limpeza urbana.
Os atendimentos contam com reconstruções de infraestruturas atingidas, doações de alimentos e colchões, além de suportes psicossociais às famílias atingidas.
“Estamos buscando dar respostas em todas as áreas que foram atingidas. Infelizmente, os desastres já aconteceram e é momento de atuarmos para garantir a dignidade das vítimas. Começamos com um mapeamento das áreas, e seguiremos atendendo às famílias com suporte social, além de revitalizar os espaços para proteger de novos problemas”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida