Há tanto tempo em casa, alguns problemas domésticos inesperados começam a aparecer. Especialmente quando na residência vivem pessoas de diferentes idades e necessidades. Em tempos de isolamento social, é importante reforçar alguns cuidados para garantir que acidentes domésticos não ocorram.
:: Radinho BdF faz uma viagem pelos sonhos da criançada ::
São práticas que poderiam ser tomadas em qualquer fase da vida, mas agora que precisamos de crianças a idosos ficarem em casa, é um bom momento de aplicar as dicas.
:: Recomendações para melhorar a qualidade do sono são destaque do programa Bem Viver ::
Aqui vão alguns cuidados
– Evite deixar tapetes soltos pela casa, eles podem ser um causador de “derrapões” e proporcionar quedas, especialmente com os idosos;
– Evite deixar objetos demais espalhados pela casa, eles também podem ser responsáveis por um tropeço e ocasionar uma queda;
– Escadas são locais que proporcionam acidentes, por isso é ideal que sempre estejam bem iluminadas e todos integrantes da casa sejam lembrados que não se deve subir nem descer correndo.
– Quando estiver cozinhando, cuidado para não deixar os cabos das panelas voltados para fora do fogão, crianças pode puxá-los e derrubar a panela;
– Produtos de limpeza deve ficar fora do alcance de crianças;
– O botijão de gás é recomendado que fique fora da casa, caso não seja possível, é importante que crianças não posso mexer;
– Tire eletrodomésticos de uso eventual das tomadas. Isso poupa energia, prolonga a vida útil do aparelho e evita acidentes em razão de sobrecarga. Mas é importante ter atenção com as tomadas para que as crianças não resolvam brincar com elas.
:: Solidariedade em movimento: mulheres na linha de frente no combate à pandemia ::
É importante que os idosos compartilhem se os móveis do quarto estão na medida ideal. Camas muito altas podem ser causadoras de acidentes. Além disso um calçado velho ou uma bengala desregulada também são preocupantes.
:: Programa Bem Viver ensina o passo a passo dos cuidados de higiene ao voltar da rua ::
Para as crianças uma conversa é importante também para alertá-los dos riscos de brincar com alguns objetos ou em determinados espaços da casa.
Edição: Lucas Weber