Curso online gratuito é oportunidade para entender revoluções latino-americanas

Diário Carioca

Começou nesta segunda (15), o curso online “Nuestra America Revoluções”, que promete discutir o pensamento crítico latino-americano e os processos de transformação vividos no continente.

Serão oito módulos, com temas que perpassam a formação social da América Latina, as lutas de independência, as revoluções cubana, chilena, nicaraguense e venezuelana, além dos desafios atuais das lutas sociais. Ainda é possível se inscrever gratuitamente. 

Entre os professores e professoras estão a ex presidenta Dilma Rousseff, João Pedro Stedile, fundador do MST, o professor da Uerj Emir Sader, além de diversos educadores e pesquisadores.

::Ponto a ponto: conheça o plano de Reforma Agrária Popular defendido pelo MST::

“Em um momento tão atribulado da nossa geração, estudar as experiências triunfantes das revoluções latino-americanas é um exercício de projetar um novo horizonte, mesmo quando tudo parece estar no sentido contrário”, comenta Ana Júlia Guedes, integrante da Consulta Popular de Minas Gerais e da comissão organizadora do curso. “Nosso esforço em realizar essa formação passa, certamente, pelo necessário resgate histórico das lutas do povo em nosso continente, mas queremos também fazer ecoar que é possível construir um novo mundo, mais justo e igualitário”, completa.

::Com visitas diárias de médicos a todas as casas, Cuba consegue controlar a pandemia::

Realizado pela Consulta Popular – organização política que desde os anos 1990 trabalha em convergência a diversos movimentos populares na construção de um Projeto Popular para o Brasil – o curso “Nuestra America – Revoluções” é uma espécie de continuação do Curso Realidade Brasileira (CRB), cuja proposta é promover uma compreensão do país a partir de obras de autores e autoras brasileiras.

Material pedagógico

Em cada módulo, que terá duração de duas horas, será indicado pelos/as assessores/as um material de estudo para aprofundamento da temática. Todo o material será disponibilizado neste site, assim como outras informações sobre o curso, videoaulas e indicações de leitura prévia.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.  As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, de 18 às 20h. 

Cronograma

Módulo 1 – 15/06 –  Formação Social da América Latina

Evelyne Medeiros: militante da Consulta Popular em Pernambuco. Professora do Departamento de Serviço Social da UFPE. Doutora em Serviço Social UFRJ.

Módulo 2 – 17/06 – As lutas por independência no continente (do Haiti à Revolução Mexicana)

Olivia Carolino: direção Nacional da Consulta Popular. Integrante do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Módulo 3 – 22/06 –  Revolução cubana e seu legado para os processos de transformação

Nivia Regina da Silva: dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Representante Política do MST em Cuba.

Judite Santos: militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Mestra pelo Programa em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP)

Módulo 4 – 24/06 – Revolução chilena e seu legado para os processos de transformação

Emir Sader: professor no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Doutor em Ciência Política pela USP. Presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa MOST da UNESCO.

Módulo 5 – 29/06 –  Revolução nicaraguense e seu legado para os processos de transformação

Leidiano Farias: direção Nacional da Consulta Popular. Historiador formado pela UFC. Pesquisador da Revolução Sandinista.

Módulo 6 – 1º/07 – Revolução venezuelana e seu legado para os processos de transformação

Igor Fuser: professor do curso de Relações Internacionais da UFABC e do curso de Pós-Graduação em Economia Política Mundial, também da UFABC. Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Módulo 7 – 06/07 -História das Ideias Revolucionárias da América Latina

Adriane Vidal: professora de História das Américas – FAFICH/UFMG. Pós-doutora em Sociologia pela UNICAMP. Especialista em História Intelectual e redes intelectuais na América Latina.

Módulo 8 – 08/07 – Desafios atuais para as lutas latino-americanas

João Pedro Stedile: economista, com pós-graduação na Universidad Nacional Autónoma do México, fundador do MST, da Via Campesina Internacional e da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – ALBA Movimentos.

Dilma Rousseff: ex-presidenta do Brasil, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida e Raquel Júnia


Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca