Mais de 2 mil pessoas participaram do lançamento da pré-candidatura do advogado e ex-reitor da Uerj, Ricardo Lodi, a deputado federal, na noite dessa segunda-feira (20) no Clube Monte Sinai, na Tijuca.
O evento reuniu várias personalidades do meio político e acadêmico, como o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, o reitor em exercício da Uerj, Lincoln Tavares, a ex-reitora da Uezo, Luanda de Moraes, bem como os presidentes do PT-RJ estadual e municipal, João Maurício e Tiago Santana, além de estudantes, professores, técnicos, representantes de movimentos sociais, entidades e membros da sociedade civil.
Com o auditório lotado, Lodi firmou compromisso com a educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de excelência. No manifesto pela educação divulgado durante o evento, a proposta é de mais investimento no ensino básico, médio e superior, garantindo autonomia universitária, integralidade do orçamento, pagamento dos duodécimos e a criação de um Plano Nacional de Assistência Estudantil.
“Hoje, as universidades públicas federais e institutos sofrem com o corte de 14,5 % no orçamento para entregar aos bancos. Tudo isso por conta do teto de gastos, que é o principal instrumento de transferência de renda do pobre para o rico. Precisamos derrubar o teto de gastos. Vamos fazer a revolução na educação que o Brasil precisa”, declarou Lodi